ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Autocontrole

BRUNO VARELLA MIRANDA

EM 01/07/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A recente polêmica sobre o projeto que estabelece o autocontrole da produção agrícola (PL 1.293/2021) revela o estado de desconfiança crônica que impera em nossa sociedade. Se acompanhada de um redirecionamento da ação do Estado, a transferência de uma tarefa de fiscalização ao setor produtivo não deveria significar, per se, uma má notícia. Inúmeros estudos acadêmicos mostram que a efetividade de um sistema de monitoramento pode aumentar quando diversas organizações dividem a tarefa. 

Na verdade, conceder ao Estado o monopólio das atividades de monitoramento não garante uma adequada realização da tarefa. Afinal, órgãos reguladores podem ser “capturados” por grupos de interesse. Até aí, nenhuma novidade: desde os tempos da Grécia Antiga, filósofos discutem: se vigilantes são necessários em uma sociedade, “quem vigia os vigilantes?”. Em outras palavras, se a sociedade transfere a Fulano a responsabilidade por monitorar uma tarefa desempenhada por Sicrano, quem garante que Fulano não agirá de acordo com o seu auto interesse?  

Dilemas semelhantes ocorreriam se transferirmos as prerrogativas de monitoramento e fiscalização exclusivamente à iniciativa privada. Embora possamos argumentar que os acionistas de uma empresa privada são os maiores interessados em preservar o valor de sua marca, nada assegura que o gerente assalariado responsável pelo monitoramento também o seja. Sem o estabelecimento de uma estrutura de incentivos adequada, é possível que esse gerente prefira reduzir o nível de esforço dedicado à tarefa. 

Tampouco podemos excluir a hipótese de que os acionistas sejam incapazes de enxergar a relação entre o monitoramento de seus produtos e o valor da marca. Os inúmeros escândalos na indústria de alimentos nos mostram que, para os acionistas de algumas empresas, a trapaça é um caminho legítimo. Ou, quem sabe, para muitos os custos de estabelecimento de uma estrutura de monitoramento efetiva são proibitivos.   

Poderíamos seguir analisando o papel de diversos outros grupos de interesse. Em qualquer caso, a conclusão seria semelhante: sozinho, vigilante algum nos garante um monitoramento perfeito. Nem mesmo os consumidores, principais interessados na segurança dos alimentos, dariam conta do recado. O que faria uma pessoa investir tempo e recursos financeiros para monitorar a qualidade de um produto se soubesse que outros milhões de cidadãos possuem o mesmo dever? Não terminaríamos em um cenário dominado pelo “efeito carona”?

Por isso, a história sugere a divisão da tarefa entre vários vigilantes. Séculos de especulação teórica e experiências práticas nos mostram que sistemas de monitoramento efetivos dependem do estabelecimento de um sistema de “freios e contrapesos”. Nele, os muitos vigilantes seriam responsáveis por apontar – e eventualmente punir – os desvios de conduta alheios. Todos os vigilantes seriam, assim, fiadores da estabilidade do sistema. 

Poderíamos conceber um arranjo semelhante, contando com a participação ativa do Estado, das empresas, e de outros grupos de interesse como as organizações não governamentais dedicadas a temas como meio ambiente e alimentação. Entretanto, a existência de confiança é um requisito básico para que tais sistemas sejam construídos. Aí reside o nosso principal desafio. Anos de retórica virulenta têm reduzido a níveis mínimos a nossa capacidade em encontrar pontos de convergência com aqueles que pensam diferente. Desconfiamos de quem não defende as mesmas soluções e, por isso, tendemos a privilegiar posições “maximalistas”. 

Se não encontrarmos um remédio para tal desconfiança crônica, será impossível refinarmos a governança de problemas complexos como o tratado pela PL 1.293/2021.

 

BRUNO VARELLA MIRANDA

Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures