ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Esfriando o ânimo dos investidores

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 17/05/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Comentário semanal - 10 a 14 de maio

A crise de confiança nos débitos soberanos não melhorou apesar do comprometimento dos países da zona do euro, que criaram um fundo de estabilização de 750 bilhões de euros, ou aproximadamente 1 trilhão de dólares.

O remédio amargo, e necessário, que é conter gastos e diminuir o déficit orçamentário de uma boa parte dos países membros, pode se traduzir em crescimento do PIB mais lento (ou negativo) que para economias como a Grega em nada melhorará a relação dívida/PIB (muito pelo contrário).

Os pessimistas de plantão voltam a falar do fim do Euro e expulsão de membros (que não é prevista nas regras originais). Também circularam rumores de que a França teria ameaçado rachar com a moeda única.

Como o que o investidor menos gosta é incerteza, a moeda européia - compartilhada por 16 nações que tem muito em incomum - continuou escorregando e encerrou a semana no menor nível desde outubro de 2008 - um pouco depois da quebra do Lehman Brothers.

Na Ásia o índice de inflação da China foi lido como um sinal de alerta de que o país pode implementar medidas restritivas, o que também seria negativo para commodities.

O café em Nova Iorque mais uma vez tentou não se deixar influenciar com a turbulência dos mercados e o dólar firme, mas na sexta-feira não aguentou e acabou caindo, dois dias depois de ter falhado em romper a alta do dia 4 de maio.

A primeira onda de frio que chegou no "cinturão do café" deu impulso as cotações no começo da semana, mas como o risco de geada não existia, os especuladores voltaram a vender o mercado no final da semana juntamente com as origens.

Como a colheita no Brasil está a todo o vapor, o mercado físico começa a fluir melhor, e com isso o contrato "C" deve ficar limitado a fazer novas altas por algum tempo, salvo alguns solavancos que normalmente toma quando há noites mais frias previstas.

Torradores que já não tinham incentivos para estender o nível de cobertura de futuros, por causa da safra grande brasileira, agora retraem ainda mais seus interesses de compra, principalmente os europeus que veem o poder de compra do Euro diminuir significantemente.

Por outro lado os prêmios (ou diferenciais) firmaram ainda mais durante a semana para os cafés suaves, principalmente o colombiano que está tendo uma safrinha (mitaca) decepcionante. Café de qualidade da safra remanescente no Brasil parece não mais existir, e os lotes novos de melhor qualidade negociam a preços bem mais altos do que os exportadores gostariam de estar pagando.

Os produtores no Brasil também se animaram com notícias que mencionaram um novo plano de opções para este ano, ou seja dealers e exportadores que estão vendidos no basis (diferencial) continuam tendo noites mal dormidas.

Para piorar o quadro atual, sazonalmente o mercado em Nova Iorque tende a cair a partir do final de maio, só voltando a recuperar no começo de agosto.

Com a manutenção do mesmo intervalo de negociação que estamos acompanhando desde o final de janeiro, as volatilidades implícitas caíram 2% na semana, depois de terem esboçado uma reação até a semana passada.

Parece que os preços continuarão caindo, provavelmente testando os US$ 130.00 centavos/libra e atraindo mais fundos para vender.

Uma ótima semana e muito bons negócios para todos.

RODRIGO CORREA DA COSTA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures