ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafezais na região do Cerrado Mineiro sofrem com altas temperaturas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/01/2015

1 MIN DE LEITURA

3
0
Da redação

Janeiro começou com clima similar ao de 2014: ausência de chuvas, baixa umidade do ar e muito sol, informou a Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), nesta segunda-feira (19/01).

Foto: Lena Oliveira /Acarpa
 
Foto: Lena Oliveira /Acarpa

“Para os cafeicultores o período é de preocupação. Mesmo em lavouras irrigadas, as plantas estão sentindo os efeitos da falta de chuva. As altas temperaturas estão ocasionando escaldaduras nos cafezais, causando lesões nas folhas e favorecendo a entrada de fungos e bactérias. Um segundo detalhe é que esta época é o período de frutificação da lavoura, formação do grão e determinação do volume produtivo para a próxima safra”, enfatizou a Acarpa.
 



Já os produtores na região de Patrocínio (MG) que arriscaram a formação de novas áreas de café, foram surpreendidos por um veranico que só tem previsão de terminar na última semana de janeiro. Segundo a ClimaTempo, a previsão para o município para amanhã é de máxima de 34ºC e mínima de 22ºC, com sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Confira, aqui, a previsão completa para sua cidade.

Segundo a Associação, a solução para os produtores é a molhação, técnica que consiste em aplicar a água de forma localizada, bem junto às plantas, para molhar o torrão. O ideal na molhação é a aplicação de 3 a 5 litros de água por muda, o que exige dos produtos métodos eficientes para não perder a lavoura.

Foto: Lena Oliveira /Acarpa
Foto: Lena Oliveira /Acarpa

A Acarpa alerta, ainda, para alguns fatores causados pelo clima seco em lavouras cafeeiras. Vale ficar atento a esta lista:

1) Alta temperatura favorece a escaldadura das plantas de café.

2) Folhas queimadas e machucadas favorecem o aparecimento de doenças nos cafezais.

3) Produtores molham muda por muda para não perderem o investimento.

4) Tanques de pulverização são adaptados para serem utilizados na molhação das plantas. Muitos produtores estão recorrendo a irrigação via solo ou a aspersores para conseguirem fornecer água suficiente as plantas. 
Foto: Lena Oliveira /Acarpa
Foto: Lena Oliveira /Acarpa

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/01/2015

Aqui em Capelinha, o índice médio de precipitação pluviométrica ano, sempre foi entre 1200 a 1300 mm. Esse ano que passou (2014), ficou em 815 mm; lugar que antes nunca havia tido tão baixo e com a evapotranspiração dia em 4.75 mm.

Não somente café que está sentindo aqui esse deficit hídrico, mas todas as outras culturas como: Feijão, milho, cana, banana, pastagem, gado leite e corte, eucalipto e café/adulto recém plantado, citros e toda parte que envolve horta e frutas.

A última chuva foi de 15 mm em 13 de dezembro de 2014, portanto 39 dias sem chuva nos vales do Jequitinhonha, Rio doce e Mucuri.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/01/2015

Na região de Média Mogiana, também quase nada choveu neste mes de Janeiro/2015, às temperaturas estão muito altas, à lavouras principalmente as mais novas( menos de 3 anos), estão sendo danificadas, e quem plantou lavoura no final do ano/2014, tem que irrigar se não vai perder o plantio.
KASSIO HUMBERTO DA FONSECA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/01/2015

Após 07 dias molhando estas mudas 16 horas por dia ja temos um resultado bastante satisfatório de recuperação. Varios produtores da região estão passando por essa dificuldade e lutando pra salvar seus investimentos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures