ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BrexiTrumPT e café

POR CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

P&A MARKETING E EQUIPE

EM 20/12/2016

4 MIN DE LEITURA

2
0
Referendos e eleições que aconteceram em 2016 podem marcar este ano como um ponto de inflexão ou divisor de águas na história recente. Iniciado com o Brexit no Reino Unido, continuando com o referendo sobre a paz na Colômbia e as recentes eleições municipais brasileiras, e terminando com a recente vitória de Donald Trump nas eleições americanas, os resultados permitiram ver um pano de fundo comum que ultrapassa fronteiras e o próprio caráter dos referendos. Embora se tenha escrito muito sobre os paralelos entre o Brexit e a eleição de Trump, nenhuma análise mais ampla envolvendo os quatro processos eleitorais mencionados acima ou associando-os ao café foi feita.

O pano de fundo por trás dos quatro referendos pode ser resumido em três pontos: grandes contingentes da população descontentes com a situação, a dificuldade das pesquisas e imprensa de avaliar adequada e antecipadamente tal situação e seu potencial de prevalecer nos referendos, e a impossibilidade dos governos de entender e/ou responder aos anseios destas minorias que se transformaram em maiorias eleitorais não mais silenciosas. Se os pontos comuns são mais fáceis de identificar nos casos Brexit e Trump e assim foi feito até em demasia, as analogias são menos evidentes entre eles e os casos colombiano e brasileiro.

Os resultados inesperados das votações no Reino Unido e Estados Unidos ocorreram por situações análogas: segmentos populacionais relevantes cuja renda, bem estar, acesso a serviços públicos e mesmo valores foram corroídos pela globalização, incluindo a transferência de produção e trabalho para além-fronteiras e a imigração, sem as demandadas compensações pelos respectivos governos e seus programas. A deterioração da renda e do bem-estar, esperada ou real, esteve também por trás dos resultados dos referendos no Colômbia e Brasil.

Na Colômbia, a reintegração iminente dos guerrilheiros às economias regionais significará concorrência por empregos e serviços e mesmo pelo mercado atendido por pequenos negócios. Já no caso do Brasil houve por um lado um sentimento de “anti-política”, com eleitores que não aceitam mais o discurso político tradicional, a exemplo dos americanos e britânicos que se sentem manipulados pelos partidos que se alternam no poder. Por outro lado e de novo na mesma linha dos Estados Unidos e Reino Unido, os eleitores brasileiros mais pobres e que decidem as eleições são aqueles que estão sentindo no bolso a crise econômica e querem soluções para seus problemas cotidianos como a inflação, a queda de renda e o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e educação. É estranho que a grande imprensa parece ter ignorado este paralelo entre o que ocorreu no Brasil e nos demais países afetados pelo que ensaia para ser um fenômeno mundial. Se no início deste século o PT e a centro-esquerda pareceram a melhor opção para atender estas demandas da população mais pobre, houve uma clara guinada para a centro-direita nas eleições municipais deste Brasil pós-impeachment e da operação Lava Jato, mudança esta muito menos ideológica e mais prática, com os eleitores buscando soluções para seus problemas.

O que tudo isto significa para o mercado de café? Sinais diferentes e às vezes conflitantes como comentado a seguir.

A administração entrante de Trump, que deverá se concentrar nos problemas domésticos, assim como as crescentes tendências xenofóbicas na Europa Ocidental podem comprometer o financiamento de ajuda externa, por exemplo, com um papel cada vez menor de importantes projetos da agência estadunidense USAID na América Latina, África e Ásia. Por outro lado, o controle da imigração ilegal e o regresso dos imigrantes ilegais a seus países de origem podem aliviar a escassez de mão de obra no México e América Central ainda que com eventual aumento da violência e do tráfico de drogas.

Na Colômbia, existem planos de absorver os ex-guerrilheiros na produção de café em várias regiões, com uma clara tendência de aumentar a produção acima do incremento que resultará da produtividade média crescente devido à renovação e tecnologia.

No Brasil, as políticas de austeridade já implementadas e aquelas planejadas já provocaram aumento dos juros para os produtores e condições menos favoráveis para o financiamento da colheita, renovação e mudança tecnológica. Ainda é cedo para avaliar se isto reduzirá o crescimento da produção mas uma retração imediata vem sendo observada na venda de equipamentos, principalmente a pequenos produtores, e de insumos – fertilizantes e pesticidas – na maioria dos segmentos do negócio.

Menos ajuda externa e a resiliência dos grandes países produtores Brasil, Vietnã e Colômbia podem acelerar a concentração da oferta, com Honduras e Peru suportando melhor que outros países produtores uma possível redução de ajuda estrangeira.

Se crise e preocupação levam ao crescimento do consumo de café, como muitos pensam, isto pode pelo menos ser um grande resultado positivo do que chamo BrexiTrumPT – a saída do Reino Unido da União Europeia, a eleição de Trump e uma redução grande de peso do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil. O consumo está realmente crescendo mais rápido no Brasil e as medidas de austeridade podem, a médio prazo, criar um ambiente para maior expansão da produção, em especial se um Dólar mais forte combinado com a crise econômica e política brasileira enfraquecerem o Real frente às moedas dos outros países produtores e fizerem do Brasil um produtor mais competitivo. 

CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP; pós-graduação à nível de doutorado em economia e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de consultoria e marketing na área de café

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 03/01/2017

Prezado Huigor,



Você está certo. Já corrigimos a data!



Um abraço,

Equipe CaféPoint.
IVAN FRANCO CAIXETA

MACHADO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/12/2016

Parabéns, Caro amigo Brando, seus comentário sempre claros e objetivos, trazem nitidez e expectativas para pormos em pratica como cafeicultores, mestres e pesquisadores o belo pensamento proposto para hoje no cafepoint: "Paciência e perseverança tem efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem"  J. Q. Adams

Abraços

Prof. Ivan F. Caixeta

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures