ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O raio cai duas vezes no mesmo lugar

POR JOSE DONIZETI ALVES

ESPAÇO ABERTO

EM 20/01/2015

2 MIN DE LEITURA

10
0
Quando se fala no volume da safra de café para este ano de 2015, a frase que me vem à cabeça é uma só. Ao contrário do que se imagina, o raio cai duas vezes no mesmo lugar. Para ficar dentro do contexto da cafeicultura isto quer dizer que o calor e a seca do início do ano passado novamente se fazem presentes e como tal, irão afetar, da mesma maneira que afetaram a safra de 2014, a safra de 2015 e com vários agravantes.

O primeiro que gostaria de lembrar é que no final de 2013 as chuvas estavam normais. Já no final de 2014 o volume de chuva já estava muito abaixo da média, impondo déficits hídricos acentuados em várias regiões de MG e SP, desde o inicio de 2014. Como consequência, tivemos, além da queda na produção de 2014, uma forte queda na taxa de crescimento de ramos (justamente daqueles que irão produzir neste ano), vários eventos de florada: floradas tardias, abortamento de flores, queda de chumbinho, seca de ponteiros, etc, etc, etc. Na ausência de condições para adubar a lavoura e em vista de um forte depauperamento das plantas, muitos cafeicultores prevendo que neste ano não iriam produzir nada ou quase nada, optaram por podar a lavoura.

A semelhança do que ocorreu no início de 2014, seca e muito calor estão se repetindo neste primeiro mês do ano. O agravante neste caso, é que, hoje, as lavouras não se encontram no bom estádio vegetativo e reprodutivo daquelas do início de 2014. Muito pelo contrário, em vista das intempéries (calor e seca) que já estavam instaladas desde o ano passado e da ausência de tratos culturais desde o inicio da primavera, hoje as lavouras encontram-se, a exceção das irrigadas, com baixo vigor vegetativo. Estes dois agravantes, sem a menor sombra de dúvidas afetarão, em maior dimensão o volume da próxima safra e em um segundo plano, a safra de 2016.

Gostaria de destacar que em função do forte calor e seca deste mês, o enchimento dos grãos já começou a ser prejudicado. Isto equivale a dizer que as percentagens de frutos chochos e de frutos pequenos serão bem maiores que a comumente esperada, caso esses dois fatores não estivessem presentes. Além disso, em função das várias floradas e, principalmente, da principal florada ter ocorrido tardiamente, teremos uma grande desuniformidade de maturação e um menor período de desenvolvimento dos frutos. Esses dois fatores contribuirão para depreciar a qualidade do café.

Em vista do exposto, penso que a safra de 2015 terá uma quebra significativa e, óbvio, não será igual a do ano passado. Se quiserem um número bastante realístico com tudo o que escrevi acima, é possível que ela varie na faixa de 25 a 28 milhões de sacas de café arábica. Chuvas regulares nos próximos meses teriam a capacidade de reverter, em parte, a percentagem de frutos chochos e pequenos.

*Texto do Prof. José Donizeti Alves
Universidade Federal de Lavras - UFLA
Departamento de Biologia
Setor de Fisiologia Vegetal

_________________________________________________________________________

*O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site CaféPoint.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE DONIZETI ALVES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/01/2015

Os relatos acima apenas confirmam aquilo que muitos querem ignorar: a safra s015/2016 vai mesmo ser abaixo que o proclamado oficialmente
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/01/2015

E com todas essas "boas" noticias o preço ta que so desaba!Meu DEUS! que fazer?
SAMUEL HENRIQUE FORNARI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 21/01/2015

Olha o que eles pensam la fora, não estão vendo o calor que estamos passando, fazem seus números e boa: Para Comexim, estoque do Brasil na entrada da safra 2015 será 5 milhões de sacas



A Comexim informou ontem que o Brasil produziu em 2014 cerca de 48,450 milhões de sacas, adicionado a isso, eles avaliaram que a cooperativa privada, comércio agrícola e estoques da indústria para esta nova cultura e como a primeira. Julho do ano passado, foram 10,6 milhões de sacas e, portanto, indicando uma oferta de café de 59,050 milhões de sacas, além de 1,7 milhões de sacas de estoques de café do governo.

Segundo a Comexim com uma demanda aproximada combinado doméstico e de exportação de café de cerca de 54 milhões de sacas por ano iria indicar o potencial de estoques de café de reporte para a nova safra 2015 de café do Brasil cerca de 5 milhões de sacas e isto para além dos mais 1.7 milhões de sacas de governo, o que indicaria, ainda, que a não ser que a nova safra foram para mergulhar abaixo de 48 milhões de sacas, que a oferta de café Brasil é potencialmente seguro para a safra de 2016. Assim, com as perspectivas de chuvas para final deste mês e com muitos ainda previsão de uma nova cultura que ser superior a 48 milhões de sacas, o relatório tende a amortecer um pouco do espírito dos compradores especulativos no mercado de Nova York.
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/01/2015

Na região serrana do ES, mas precisamente em Santa Maria de Jetibá, temos lavouras com mais de 900 metros de altitude, nunca vi seca e calor como esse desde quando plantei nosso cafezal de 55 mil covas. O deficit hídrico é notório, as floradas que conseguiram sair se secaram e caíram, estamos aproveitando e podando a lavoura toda (80 cm de saia e poda radical em 35% da lavoura) e ainda estamos esperando uma chuva consistente e satisfatória e uma boa florada para que literalmente salve a lavoura, isso sem dúvida vai afetar a quantidade e qualidade do café, fora o problema da mão de obra na minha região.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/01/2015

Em minha região neste exato momento está havendo queda dos chumbinhos e seca dos ponteiros por deficit hidrico.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/01/2015

Observando ainda à pouco Previsões Climáticas(Climatempo), o volume de chuvas para os próximos dias é pouco animador, as temperaturas  também estão muito altas, o quadro não é nada animador.
JOCIMAR KUSTER

EM 20/01/2015

Mora na Chapada Diamantina, região que produz cafés de boa qualidade, por estarmos a mais de mil metros de altitude, e a safra de 2115 será no máximo 30% comparada a de 2114, devido as poucos precipitações nos dois ùltimos anos, e também muitos cafeicultores optaram em  esqueletar e fazer  podas drásticas em suas lavouras.
SILVIO GIOVANNI DE ALMEIDA

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/01/2015

com esse calor esta começando a escaldadura ,um amarelão folhas queimadas parece cercospera mas acho que é seca mesmo.
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 20/01/2015

na região serrana do ES, tem muito pouca irrigação, mas mesmo as poucas estão enfrentando problemas, pois a energia elétrica não chega com a voltagem necessária para acionar os motores, ou seja, nas propriedades que ainda tem água, não tem energia, o caos está instalado, a produção é decrescente e o produtor está endividado...
DIMITRIA LOPES CORTEZ

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 20/01/2015

Realmente, o começo deste ano está igual ao de 2014, e enfrentaremos outra seca nada fácil e com temperaturas bem elevadas. Porém, em algumas lavouras da minha região em  novembro e dezembro de 2014 choveu bem. Vi lavouras com bom estádio de vegetação, inclusive lavouras esqueletadas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures