ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novas tendências em logística e armazenamento de café - a revolução do Big Bag

POR MARIA FERNANDA BRANDO

ESPAÇO ABERTO

EM 06/03/2013

3 MIN DE LEITURA

17
0
A expansão da produção de Arábica e Robusta em diversos países aliada à tendência crescente de benefícios maiores e mais modernos em países como Brasil, Vietnã e Indonésia, apenas para mencionar alguns, estão gerando a necessidade de soluções mais eficientes em logística e manuseio do café dentro dos armazéns, entre os produtores e os benefícios e também entre os benefícios e os compradores de café fora do país.

Brasil, Vietnã, Honduras e Peru são algumas das origens mais dinâmicas em termos de aumento de volumes devido principalmente a maiores produtividades, mas também à expansão da área plantada. De acordo com a OIC, a produção total de café em 2012 totalizou 144 milhões de sacas, comparado com 134,4 milhões em 2011, um crescimento de 7%. Embora o mundo esteja sofrendo com a escassez de Arábicas suaves lavados (especialmente da América Central e Colômbia), a produção de Robusta parece estar a todo vapor, notadamente no Vietnã e no Brasil. Notícias recentes indicam uma colheita no Vietnã em 2012/13 de mais de 25 milhões de sacas de Robusta e a última estimativa de safra brasileira aponta para uma produção de Conilon de ao menos 12 milhões de sacas este ano.

Também está ocorrendo uma mudança qualitativa, com o aumento de participação dos cafés diferenciados – consistência de qualidade com grandes volumes – em vários mercados. Cafés diferenciados estão sendo procurados por empresas que necessitam de grandes volumes de café com qualidades específicas como as principais cadeias de cafeterias e os sistemas de monodose. Em todo caso, seja Arábica ou Robusta, mais produção significa que mais café precisa ser transportado das fazendas para os benefícios e cooperativas, armazenado com eficiência e segurança e despachado para as indústrias.

Uma das mudanças mais importantes em logística é a substituição gradual da tradicional sacaria de juta pelos big bags de diferentes tamanhos nos benefícios e armazéns. Um big bag é geralmente produzido a partir do resistente polipropileno e vem com um par de alças para içamento, o que facilita seu manuseio e elimina a necessidade de pallets. Um big bag é suficientemente forte para conter até 1.500 kg de café verde (o equivalente a 25 sacas), e pode ser empilhado em até quatro unidades, ou mais se uma estrutura própria for construída, otimizando espaço de armazenamento. Bags tem baixo custo unitário e podem ser reutilizados muitas vezes se cuidados adequadamente. O tecido de polipropileno permite a impressão de informações sobre o produto (ou produtor/origem) no bag, facilitando a identificação dos produtos e a organização dentro do benefício.

A adoção do sistema de big bag gera reduções enormes nos custos com mão de obra relacionada ao armazenamento, já que um único operador é capaz de manejar a empilhadeira para transportar os bags. Este novo sistema é também muito dinâmico, permitindo que o café seja empilhado e transportado de um lado a outro de forma rápida e eficiente. O tempo de carga e descarga também é reduzido peço uso de big bags, diminuindo gastos com frete e otimizando a logística. Os big bags tem a vantagem adicional de facilitar a rastreabilidade, uma vez que podem ser equipados com um código/chip que é parte de um sistema computadorizado que controla o armazenamento, se o benefício escolhe trabalhar desta maneira.

Várias cooperativas e benefícios de café no Brasil estão optando por trabalhar apenas com big bags, desfrutando de economias de escala, mais eficiência e redução de custos, especialmente aqueles relativos à mão de obra. Há ainda casos específicos de produtores que estão entregando seu café em big bags para as cooperativas, tornando o sistema ainda mais eficiente.

Com o mercado de café cada vez mais competitivo, preços internacionais de café em queda e economias instáveis dos países consumidores tradicionais, faz sentido adotar novas tecnologias que resultem em economias com pessoal, transporte e armazenamento de café e colaborem para que produtores e beneficiadores ao redor do mundo sejam mais sustentáveis.
 
Esta matéria tem como fonte original o periódico internacional mensal P&A Coffidential, com tradução e direito de uso gentilmente cedido com exclusividade pela P&A Marketing ao CaféPoint, não sendo permitida a cópia e réplica de seu conteúdo sem prévia autorização do portal e da autora do artigo.

MARIA FERNANDA BRANDO

Hoteleira, pós-graduada em marketing pela ESPM e com MBA pela FGV, é fundadora da TravelBox, empresa de consultoria para viagens e roteiros personalizados. Trabalhou por 7 anos na P&A, onde coordenava programas de marketing e consumo de café.

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOELMIR

GUARULHOS - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/06/2017

Boa tarde!



Somos fabricante de big bag, caso alguém tenha interesse.



E-mail: jssouza@conteflex.com.br

Tel: 11 - 99840-4701
A&T TRANSPORTES

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO

EM 17/03/2017

Realmente big bag gera reduções enormes nos custos além de agilizar o processo.
EDSON

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA

EM 09/10/2014

olá



sou aluno de um curso de logística e estou fazendo um trabalho sobre este assunto gostaria de saber de algum tem exemplos de redução de custo em relação o beg e as sacarias convencionas

Grato Edson Menezes

Menezes.tx@gmail.com
ALEXANDRE ZAMPRONI

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/05/2013

Maria,



Gostei muito do seu artigo sobre "bags" e gostaria de saber mais.

Vc tem mais artigos sobre bags?

Quanto da safra brasileira é transportada em "bags", isso seria um: Além do café, o que mais se transporta em bag?



Desde já agradeço a atenção.



Alexandre Zamproni
LUIZ RODRIGUEZ

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO

EM 15/03/2013

A cadeia produtiva do café vem ao longo dos últimos anos investindo pesadamente em tecnologia de produção no campo e no beneficiamento. Com isso passou a produzir cafés de altíssima qualidade. Fazendo uma analogia, o Café será como o vinho: cada vez mais serão produzidos micro e pequenos lotes de café diferenciados, que devem ser armazenados e transportados em embalagens especiais.  Por isso, chegou a vez da cadeia produtiva investir em embalagens mais adequadas para cada tipo de cafés. Existem hoje disponíveis no mercado embalagens especiais que garantem manter as propriedades dos cafés inalteradas mesmo depois de um longo período de estocagem. Para se ter uma ideia, algumas das novas embalagens  já aprovadas e em uso são:  Big bags Cata/Brasflex com liner interno em polietileno com capacidade de 500 Kg a 1.200Kg,  Big bags com liner interno aluminizado com capacidade de 500 a 1.000 Kg, big bags com capacidade de até 1.700 kg, sacos de polietileno com barreiras contra osmose para sacos de juta de 30 e 60 Kg .  Sem dúvida alguma chegou o  momento de investir nas embalagens otimizando custos e garantindo a qualidade do café que foi produzido com tanto sacrifício e dedicação.



Parabéns ao Luiz Levy um dos pioneiros na utilização do big bags para armazenagem de café, sem dúvida alguma um homem de grande visão. Parabéns também a  Maria Fernanda Brando, que com seus artigos tem contribuído brilhantemente para a informação do setor cafeeiro.



Cordiais abraços a todos



Luiz Alvares Rodriguez

luiz.rodriguez@grupocata.com.br
OSMAR

MARIALVA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/03/2013

Boa Noite, Luiz

Grato pelo comentario, dessa forma posso considerar que o sistema de Big Bag é ate melhor se comparado aos sacos de juta.

Att.Osmar
LUIZ ALBERTO AZEVEDO LEVY

MACHADO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/03/2013

Boa tarde, Osmar posso garantir que os cafés armazenados em Big Bags de polipropileno melhora a sua conservação, isto é o desmerecimento, causado pela humidade dos grãos por ser um produto higroscópico, que recebe e perde humidade é superior quando do armazenamento em bigbags do que em sacaria de juta. As caracteristicas da bebida não se alteram., com o menor desmerecimento até melhora se comparados.
OSMAR

MARIALVA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/03/2013

Boa Tarde,

O sistema de Big Bag parece ser muito interessante para cafe verde, gostaria de saber se o cafe armazenado em embalagem de polipropileno nao pode sofrer alguma alteracao nas suas caracteristicas de bebida se comparado ao tradicional saco de juta.

Att.Osmar
MARIA FERNANDA BRANDO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 08/03/2013

Prezado Fábio Pereira, há diversos tamanhos de big bags para café. Inclusive este detalhe é algo que vai merecer um pouco de atenção no futuro, devido à necessidade de padronização para facilitar o transporte e a logística dos armazéns e a comercialização.



Em meu conhecimento, os bags mais usados são os de 1.200kg e os de 1.500kg. O lado do bag geralmente tem de 1,00 a 1,50m e a altura vai de 1,00 a 2,00m.
ERÁSIO JR.

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/03/2013

Instalei na fazenda silos, acoplado na máquina de benefício e o transporte para o armazém já é feito a granel. O procedimento em bag's fica apenas no controle interno da cooperativa, que otimizou muito o custo de encargos e da mão de obra dos chamados ''pegas'' dos chapas que seriam muitos e a rapidez na logística, nas remoções das pilhas de café.



O grau de satisfação da minha parte foi de 100 % e a adesão dos cooperados da Cocapec cresce a cada dia para esse novo sistema. O investimento se paga antes mesmo do vencimento do financiamento, caso o produtor se utilize dessa ferramenta de crédito.



Já é uma realidade para os cooperados da Cooxupé em Guaxupé-MG e também na Cocapec, em Franca-SP.  O tempo de carregar um caminhão truque, é de cerca de 30 minutos. É essa a tendência num preríodo muito curto para todos estarem inseridos nessa nova modalidade quebrando esse paradígma.



Recomendo a todos que já tem máquina de benficio na propriedade rural nessas regiões que estão inseridas essas 2 cooperativas, instalarem os silos, ganhando tempo e diminuindo custo e para quem utiliza as máquinas volantes, sem dúvida alguma, os big bag's. Vale lembrar que o café do produtor não será despersonalizado e pode vender até mesmo uma quantidade menor de peso do que a capacidade no bag, que geralmente é de 900  kilos.
FABIO PEREIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 08/03/2013

Bom dia.

Quais são os melhores modelos/dimensões dos bigbags para o café?

Desde já agradeço por um retorno.

Fabio
MARIA FERNANDA BRANDO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 08/03/2013

Agradeço os comentários pertinentes feitos pelos leitores.



Como se nota, o big bag é tão eficiente que está sendo utilizado de maneiras diversas, até mesmo para adubação, como comentou o Sr. Carlos Alberto. Realmente é uma evolução do setor, que oferece muitos ganhos em competitividade.



Bom fim de semana a todos!
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/03/2013

Já observei á armazenagem de café verde em Big Bag,realmente há redução de custos,agilidade no transporte,facilidade na armazenagem é uma evolução muito grande para cafeicultura e competitividade para o setor.
LUIZ ALBERTO AZEVEDO LEVY

MACHADO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/03/2013

O Big Bag para o uso de café , foi desenvolvido pela Dinamo Armazens Gerais no final dos anos 80. Na época  alguns clientes que se preocuparam com esse novo tipo de embalagem  substituido a sacaría de juta por polipropileno, com relacao a conservacao do café para periodos mais logos de armazenagem. Hoje  todos, armazens, exportadores, torradores, produtores concluimos que conservacao dos cafés armazenados em Big bags é muito superior ao sistema de sacaría de juta usados tradicionalmente, sem contar as facilidades  da reducao de custo velocidade e agilidade no preparo e manuseio dos cafés
DANIEL PEREIRA CACERES

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/03/2013

Olá Prezado Carlos Alberto,



Bom Dia, Como vai ?



Como é essa logistica de adubação ? Você leva os Adubos em Bag e na lavoura passa para alguma adubadeira ?



Atenciosamente

Daniel
CARLOS ALBERTO ANDRIAN

FRANCA - SÃO PAULO

EM 07/03/2013

NA FAZENDA EM QUE TRABALHO COMO ADMINISTRADOR , RECENTEMENTE INSTALAMOS O SISTEMA DE BIG-BAGS NO SETOR DE ADUBO E FERTILIZANTES , SENDO POR ENQUANTO UM SISTEMA BEM SIMPLES UTILIZANDO UM TRATOR MF 265 4X4  COM MARISPAM ADAPTADA COM GUINCHO DE BEG. O RESULTADO FOI QUE UMA PESSOA SÓZINHA CONSEGUE FAZER O SERVIÇO DE ADUBAÇÃO EM TODA A LAVOURA COM MUITA AGILIDADE E RAPIDEZ SENDO QUE ANTES ERA UTILIZADO VARIAS PESSOAS PARA O DESCARREGAMENTO DO FERTILIZANTE QUANDO CHEGAVA NA FAZENDA , AGORA COM DUAS PESSOAS O FERTILIZANTE É DESCARREGADO COM REPIDES E SEM ESFORÇO FISICO .



EM BREVE SERÃO INTALADOS OS BIG-BAGS TAMBEM NO SETOR DE BENEFICIO, TORNANDO O TRABALHO BEM MAIS RAPIDO E COM MENOS MÃO DE OBRA.
DANIEL PEREIRA CACERES

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/03/2013

Isso é tendencia , produtor tem que inovar e buscar novas alternativas.



Falta todos armazéns aderirem a essa  tipo de transporte;


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures