ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grafé: vinho fortificado a base de café

POR ANNA FLAVIA DE SOUZA SILVA

ESPAÇO ABERTO

EM 06/04/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Anna Flavia de Souza Silva, Daniela Carnielo, Letícia Trevizan, Léonor Bonnafous, Luiza Cancian de Rezende, e Vanessa Vasconcelos*

A indústria de bebidas alcoólicas está apresentando grande expansão no mercado e, com a finalidade de às demandas dos consumidores este segmento está optando pela diferenciação dos produtos e portfólio. Neste sentido, é possível observar que o setor está posicionando os novos produtos no segmento de mercado premium, cuja cartela de tendências é bem ampla.

Com a proposta de atender ao mercado Premium o objetivo do trabalho desenvolvido nas disciplinas do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq/USP LAN0152 e LAN 0250 (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos I e II, respectivamente) foi a produção de um vinho fortificado utilizando os resíduos agroindustriais da indústria de café (casca e mucilagem) como matéria-prima.

Foto: Divulgação

A ideia de trabalhar com resíduos da agroindústria do café se baseou no fato da expressiva produção brasileira do grão, da busca por uma alternativa ao destino dos resíduos gerados para a produção e, também, pensando na tendência de sustentabilidade, com demandas crescentes pelos consumidores. Nas pesquisas realizadas e em entrevistas com produtores, foi possível perceber que apenas parte dos resíduos é destinada à nutrição animal e à adubação, porque, quando em função que forem aplicados, estes resíduos apresentam características antinutricionais e podem prejudicar o desenvolvimento do cafeeiro.

Para avaliar a aceitação da inovação proposta, realizou-se primeiramente uma pesquisa de mercado online (através de questionário no sistema Googledocs), obtendo-se 76% de aprovação. A produção da bebida, nomeada como Grafé, iniciou-se com a escolha e seleção de grãos maduros de café do tipo arábica, com o objetivo de partir de uma matéria-prima com a maior concentração possível de açúcar. Um aspecto secundário considerado foi a cor da bebida, assim, os grãos maduros possuem maiores teores de pigmentos que seriam úteis no aspecto sensorial da cor da bebida.

Quem forneceu os grãos para a pesquisa foram os produtores Vitor Israel de Rezende e Elenice Ramalho de Rezende, proprietários do sítio Rama-Reze, localizado na cidade de Muzambinho, no Sul de Minas.

Os grãos foram higienizados para a remoção de resíduos e diminuição da carga microbiana (lavagem com água corrente potável e solução clorada 20%) e, em seguida, despolpados. Em seguida, as cascas foram imersas em água a 100ºC/10minutos para a obtenção do extrato. O líquido extraído (10ºBrix) foi chaptalizado até 21ºBrix (200g açúcar /L mosto) e adicionado de Saccharomyces cerevisiae ale. A fermentação ocorreu ao longo de sete dias à 18ºC. Ao final do processo obteve-se 8% de teor alcoólico, corrigido para 14% via adição de 72mL de álcool etílico 95%.

Para avaliar a qualidade da bebida, foram realizadas análises de caracterização do vinho obtido (pH, acidez, ºBrix, densidade, teor alcoólico, açúcares redutores, açúcares redutores totais, cor), o qual esteve em concordância com a legislação de vinhos fortificados. Em análise sensorial realizada com provadores treinados constatou-se índice de satisfação de 70% com o produto, descrito como levemente ácido e de notas frutadas. O produto apresenta rendimento médio de 76,5% e viabilidade econômica para destilarias e vinícolas (payback time do investimento de 2,6 anos).

*O trabalho foi apresentado pelas alunas nas disciplinas do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq/USP LAN0152 e LAN 0250 (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos I e II, respectivamente) e orientado pelas professoras: Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Sandra Helena da Cruz

ANNA FLAVIA DE SOUZA SILVA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures