ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consolidação da indústria e impacto na inovação em produtos e serviços

POR MIGUEL DA ROCHA CAVALCANTI

ESPAÇO ABERTO

EM 21/06/2011

4 MIN DE LEITURA

0
0
Conversei com o Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC, durante o Coffee Dinner, evento organizado pelo Cecafé na última semana de maio. Perguntei quais eram os temas mais relevantes daqui em diante para a indústria de café brasileira.

Ele deu uma resposta muito interessante e completa. Disse que a grande tendência do setor é a consolidação e concentração. Pequenas e médias estão sendo compradas por empresas maiores ou se fundindo. Há um processo de consolidação, de aumento de escala.

Esse processo traz uma série de necessidades para a indústria. A primeira é necessidade inovar, para poder competir com empresas cada vez maiores. Não é inteligente e recomendável para uma pequena/média empresa competir copiando uma empresa grande. Jogar o jogo da grande pode ser fatal.

Nathan me disse que a Abic está estudando como pode estimular e favorecer que a inovação aconteça mais nas pequenas e médias empresas.

O lucro não está em fazer o que todos fazem, ou em fazer o que já se faz há décadas. Ele citou dois exemplos de inovação, que colhem os frutos atualmente.

A Nespresso, que vende um sistema fechado, incluindo máquina e café (e quase substituindo o barista). Vem crescendo muito e gerando muito lucro para a Nestlé. Um exemplo de como a Nespresso é inovadora e atua de forma estratégica é o fato de não se vender cápsulas em supermercados. A Nestlé tem no mundo todo uma grande experiência de venda em supermercados, mas como o produto é premium, optaram por não vender nesse canal de distribuição de massa e focaram em lojas-boutiques de café e na venda pela internet. O objetivo não era chegar em todos clientes, mas se posicionar como premium, como especial em todas suas ações. Esse é um exemplo dado pelo professor de Harvard Michael Porter (o pai do posicionamento estratégico moderno) em suas palestras para explicar como estratégia significa escolha.

Outro exemplo que Nathan citou é o já tradicional Starbucks, que criou o conceito de cafeteria de alta qualidade (e alto preço) que conquistou os EUA e se expande pelo mundo. Eu mesmo sou fã da marca, da forma como conduzem seus negócios e do próprio café. O livro "Dedique-se de coração" é um dos meus livros favoritos, foi escrito pelo CEO da empresa, Howard Schultz e fala sobre como criar uma empresa fortemente baseada em princípios.

O que as empresas pequenas e médias podem fazer para continuar competitivas nesse mercado cada vez mais concentrado? A saída é se especializar, é se tornar muito boa em algo que uma grande empresa não quer ou não pode ser muito boa.

Os exemplos são muitos, veja alguns citados por Nathan:

• E-commerce (vendas pela internet) de forma segmentada e com ótimo atendimento
• Empresas especializadas em regiões ou cidades específicas, com forte relacionamento (em Piracicaba, onde moro, é difícil encontrar um local onde não se serve o café Morro Grande, que há tempos atua na cidade)
• Tradicionalismo: trabalhar a tradição, a história, os vínculos emocionais dos seus clientes
• Cafés especiais e gourmet: há cada vez mais mercado pedindo cafés de qualidades e café diferentes. Mais do que só a qualidade, cada café tem que cultivar uma história, uma identidade, uma personalidade. Isso vai ser muito mais fácil de ser feito com envolvimento emocional dos consumidores com a marca, se conduzido por uma empresa menor, com uma cara mais "humana"
• Venda de cafés e serviços para novas realidades: os pequenos escritórios que desejam ter uma máquina de espresso. Há um valor nesse negócio, que envolve café, máquina e serviços
• Venda de cafés para cafeterias, com atendimento mais personalizado e entendimento das necessidades. Nesse ponto, há também o potencial de se vender cafés gourmet e se trabalhar regionalmente

A Abic desenvolve uma série de ferramentas para ajudar as indústrias a serem mais competitivas. Acredito que essas ferramentas também ajudam a melhorar, a formar o mercado, com um direcionamento, focando em qualidade e maneiras de se diferenciar.

A entidade começou há muitos anos com o selo de pureza, buscando comprovar que o café era mesmo café. Hoje tem uma série de outras iniciativas como o programa de qualidade do café, sustentabilidade, etc. Uma série de iniciativas que são uma evolução dentro do mesmo objetivo central do selo de pureza.

Segundo Nathan, a entidade avalia novas iniciativas que facilitem a melhoria da gestão e inovação dessas empresas. Uma possibilidade, seria trazer treinamentos e seminários sobre inovação para essas pequenas e médias indústrias.

Com certeza, há uma série de oportunidades ainda não exploradas nesse mercado. E no Brasil, há várias regiões em que há muito a ser trabalhado. Sou um apreciador de um bom espresso e ando por diversos lugares do Brasil.

No estado de São Paulo já há muitas opções de bons cafés. No estado de Goiás, por exemplo, é bastante comum encontrar a opção de café espresso num restaurante ou cafeteria. Mas eu fiquei surpreso em não conseguir tomar um espresso em muitos lugares que passei em abril e maio nos estados do TO e PA. Ou seja, mais perto de onde produzimos, o mercado já está mais ocupado, mas há muito o que fazer em regiões mais distantes. Isso é uma oportunidade, esperando ser aproveitada por alguém.

Nosso trabalho aqui no CaféPoint é trazer o que há de mais moderno e atual ligado a cadeia produtiva do café no Brasil e no mundo e explicar/apresentar ao produtor de café.

Fica aqui uma pergunta de como o produtor pode aproveitar bem esse momento da indústria do café, que passa por concentração e também por uma busca em inovar.

O que o produtor pode fazer para aumentar sua rentabilidade nesse cenário?

Deixe sua opinião através do formulário abaixo.
Foto: Miguel da Rocha Cavalcanti

MIGUEL DA ROCHA CAVALCANTI

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures