ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça a Metodologia Participativa de Extensão Rural - MEXPAR

ESPAÇO ABERTO

EM 08/09/2016

8 MIN DE LEITURA

1
2
Por Maria Helena P. Soares e Maria Auxiliadora T. Carvalho, da Emater (MG)

As metodologias participativas, na qual se insere a Metodologia Participativa de Extensão Rural – MEXPAR, constituem instrumental metodológico facilitador das ações que envolvem processos de organização social, num contexto que tem como desafio, a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, o qual busca conciliar o manejo racional dos recursos naturais com a produção agrícola, em bases agroecológicas e a inclusão socioeconômica dos agricultores.

Ao trabalhar com metodologias participativas, é imprescindível que o foco das ações esteja nas pessoas e nas suas relações sociais, considerando e valorizando seus saberes, experiências acumuladas, crenças e cultura.

A utilização de recursos metodológicos participativos requer dos atores sociais um olhar crítico e investigativo sobre a realidade na qual se inserem, no sentido de compreendê-la e transformá-la, ou seja, partindo de uma realidade conhecida, definir e buscar alcançar uma realidade desejada pelos atores sociais envolvidos. Os profissionais que fazem a opção pelo uso de metodologias participativas devem assumir o papel de mediadores e facilitadores de processos dialógicos. O qual demanda desses profissionais, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades metodológicas e tecnológicas e, ainda, o conhecimento e o comprometimento com os princípios que fundamentam os processos participativos.

A metodologia participativa de extensão rural - MEXPAR , elaborada por extensionistas da Emater (MG), contemplou em sua formulação, alguns princípios de educação defendidos por Paulo Freire, tendo como propósito o aprimoramento da extensão rural como prática educativa:

 Respeito ao outro
O ser humano tem saberes, história, cultura e valores que devem ser reconhecidos e respeitados. Assim, o respeito à autonomia e à dignidade de cada um, a sensibilidade com as diversidades culturais, humanas, sociais, de grupo e raça, de idade, de vivências, de memória, constituem um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.

 A natureza do homem
A essência da prática educativa está em reconhecer que o homem pode refletir sobre si mesmo e descobrir-se como ser inacabado que está em constante busca. O homem se sabe inacabado e por isso se educa. Em todo homem existe um ímpeto criador. O ímpeto de criar nasce da inconclusão do homem. Somos seres sociais, históricos inacabados.

A educação é mais autêntica quanto mais desenvolve esse ímpeto ontológico de criar. Educar implica, portanto, em considerar o homem sujeito de sua própria educação. Por isso, ninguém educa ninguém. Ninguém educa a si mesmo. As pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo.

 Coerência entre teoria e prática
O saber prático e o saber teórico são essenciais no processo de formação da consciência crítica, da visão de mundo. Para evoluir a leitura da realidade apoiada no senso comum (consciência ingênua) para uma análise crítica, a prática social tem que ser ampliada no seu pensar, no refletir. Ou seja, é preciso que os atores sociais envolvidos num processo educativo, tenham acesso e domínio da teoria da sua prática ou saber teórico.

A teoria sozinha sem a incursão até o concreto torna-se sem significado. É preciso que juntemos as duas coisas constantemente. Não há prática sem teoria e não há teoria que não se submeta ao ajuizamento da prática.

 Postura investigativa
A prática educativa deve sempre estimular a curiosidade crítica. Estar sempre à procura da ou das razões de ser dos fatos. Deve estimular o exercício constante da capacidade de pensar, de indagar-se e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e não apenas seguir os programas propostos e impostos. Essa prática torna-se fundamental para desenvolver a capacidade do ser humano de avaliar, de comparar, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo.

 Dialogicidade
A aproximação, fundamental numa prática educativa, se faz com o diálogo franco, adotando uma postura de reciprocidade no falar, ouvir e de receptividade em aprender. Somente quem escuta paciente e criticamente o outro, fala com ele, mesmo que, em certas condições, precise falar a ele. O educador que escuta aprende a difícil lição de transformar o seu discurso, às vezes necessário, em uma fala com o outro.

 Aprendizagem
Aprender não é acumular conhecimentos. O que não é superável é a capacidade de aprender sempre. Só aprendemos quando aquilo que é objeto do conhecimento tem sentido na nossa vida. Temos que aprender com as experiências concretas. O importante é aprender a pensar.

 Educação
A educação não é neutra. Tanto pode estar a serviço da transformação do mundo, da inserção crítica nele, quanto a serviço da imobilização, da permanência possível das estruturas injustas, da acomodação dos seres humanos à realidade tida como intocável.

 Educador
É o profissional que orienta que dá sentido, que constrói sentido, um organizador de aprendizagens. O educador tem a tarefa de orientar o processo educativo – mas como um ser que busca. Ele também é um aprendiz.


 Dialética
A dialética é o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.

A referência à dialética está presente em toda a obra de Paulo Freire. É sempre utilizada na perspectiva da construção do espírito crítico e autocrítico, reconstruindo os caminhos da curiosidade. O método dialético estimula a revisão do passado à luz do que está acontecendo no presente; ele questiona o presente, em nome do futuro; o que está sendo em nome do que “ainda não é”.

A dialética permite reconhecer o saber da história como possibilidade e não como determinação. O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente nos relacionamos nosso papel no mundo não é só de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. A educação como especificidade humana, é um ato de intervenção no mundo.

A produção do conhecimento no método pedagógico de Paulo Freire é compreendida enquanto processo em construção. O saber se faz através de uma superação constante. O saber superado já é uma ignorância. Todo saber humano tem em si o testemunho do novo saber que já anuncia. Todo saber traz consigo sua própria superação. Portanto, não há saber nem ignorância absoluta: há somente uma relativização do saber ou da ignorância.

Nesse contexto, é necessário compreender que o destino do homem é criar e transformar o mundo, o que o coloca como sujeito da ação e favorece a formação da consciência e da capacidade de assumir responsabilidades - individual e coletiva. É preciso, portanto, que o mediador resgate na memória coletiva dos grupos, a sua identidade histórica socialmente construída, o que é essencial para o reconhecimento da capacidade criativa dos atores sociais na implementação do seu projeto de vida. É preciso que os grupos tenham consciência do passado para compreender o presente e, assim, projetar o futuro desejado.

Assim, a vivência das metodologias participativas, envolvendo mediadores e atores sociais, supõe a utilização de métodos e técnicas que possam contribuir para a realização de diagnósticos participativos com vistas ao planejamento das intervenções – programas e projetos. A MEXPAR, conforme descrito em Ruas (2006), adota o método de planejamento participativo e gestão social, o qual está estruturado em três momentos didáticos que orientam a ação do mediador, e ainda, um conjunto de técnicas coerentes com o referencial teórico e as especificidades da agricultura familiar (Figura 1).

Primeiro Momento – Conhecimento da realidade: É essencialmente um momento de aproximação, de estabelecimento de relações afetivas e de troca de informações pessoais e com o ambiente. É importante que nesse momento sejam criadas as condições para a elaboração coletiva do resgate histórico-social da comunidade. Se para o Técnico é fundamental conhecer a realidade do campo e seus sujeitos, para os Agricultores e Agricultoras é também fundamental conhecer o Técnico e Instituição à qual está vinculado.

O conhecimento da realidade compreende:
◦ Informações prévias sobre a realidade local;
◦ Aproximação e sensibilização da comunidade – intercâmbio de informações sobre a realidade dos agricultores, da comunidade e dos extensionistas;
◦ Realização de Diagnóstico Participativo por Campo de Desenvolvimento.

Segundo Momento – Organização da Ação: É o exercício coletivo do planejamento e constitui uma sequência do processo de reflexão sobre as questões que envolvem o projeto de vida da comunidade. Tem como ponto de partida as informações resgatadas na elaboração do Diagnóstico Participativo por Campo. É no momento da organização da ação que acontece a identificação dos grupos de interesse e dos parceiros. Esses grupos se estruturam em torno de projetos comuns.
A organização da ação compreende:
Identificação e organização dos grupos de interesse (por temáticas);
Negociação e elaboração de projetos e programas de desenvolvimento sustentável.

Terceiro Momento – Execução e Acompanhamento: Constitui a etapa de concretização das ações planejadas. Os grupos de interesse juntamente com os parceiros, assumem o controle do processo de execução, acompanhamento, avaliação e gestão social dos projetos.
A execução da ação e gestão social compreende:
◦ Execução do projeto;
◦ Formação /capacitação dos atores sociais;
◦ Acompanhamento e avaliação de projetos e programas




A implementação da metodologia participativa requer a utilização de algumas técnicas, as quais deverão ser apropriadas pelos mediadores e demais atores sociais. As técnicas são ferramentas que, utilizadas num contexto participativo, propiciam o trabalho criativo, a participação dos atores sociais, favorecer o processo de dialógico, a organização das ideias, o registro e a documentação dos resultados da discussão, negociação e planejamento.

Algumas técnicas utilizadas como instrumentos didáticos:
• Calendário Sazonal
• Caminhada Transversal
• Diagnóstico Participativo por Campo
• Descoberta Técnica
• Diagrama de Venn
• Eleição de prioridades
• Excursão/Intercâmbio
• Linha do Tempo
• Mapeamento Participativo
• Oficinas
• Unidade de Experimentação

Por fim, vale destacar que quando se trabalha metodologias participativas num contexto agroecológico, algumas premissas devem ser consideradas:
a) Atender a requisitos sociais: preservando e qualificando as relações entre os sujeitos e buscando melhores condições de vida e de bem-estar;
b) Considerar aspectos culturais: resgatando e respeitando saberes, conhecimentos e valores dos diferentes grupos sociais que serão analisados, compreendidos e utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento local;
c) Cuidar do meio ambiente: preservando os recursos naturais ao longo do tempo, com a manutenção ou a ampliação da biodiversidade, melhorando a reciclagem de materiais e energia dentro dos agroecossistemas;
d) Apoiar o fortalecimento de formas associativas e de ação coletiva: promovendo a participação efetiva, possibilitando o maior empoderamento dos atores sociais, estimulando a autogestão;
e) Contribuir para a obtenção de resultados econômicos: observando o ponto de equilíbrio entre a produção e preservação da base de recursos naturais;
f) Atender requisitos éticos: compromisso com uma sociedade mais justa, pautada por relações igualitárias e fraternas, observando que a busca de sustentabilidade implica uma necessária solidariedade entre as gerações atuais e destas com as futuras gerações. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ NIQUICE

MOCAMBIQUE

EM 24/10/2022

Boa tarde. Gostei do artigo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures