ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Trabalhos de colheita chegam a 85% entre cooperados da Cooxupé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/09/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Até o dia 29 de agosto, os cafeicultores associados da maior cooperativa de café do mundo haviam atingido 85,03% de sua colheita neste ciclo. Segundo a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé), o total que reúne produtores cooperados e não cooperados, 84,42% da safra colhida, está próximo ao número exclusivo dos associados.

A região produtora do estado de São Paulo é onde os trabalhos estão mais avançados, com 88,27% da colheita dos cooperados concluída. Em seguida, os associados do Sul de Minas com 86,89%, e os cafeicultores do Cerrado Mineiro que estão em cerca de 81,92% da colheita. Confira, nas tabelas, abaixo:

RESUMO ANDAMENTO DA COLHEITA EM 2015 - Semana: 24/8 a 29/8

Clima em regiões de Minas Gerais
Entre as regiões que a Cooperativa tem atuação, o Cerrado Mineiro e o Sul de Minas tem risco de chuvas intensas para o início da primavera, de acordo com análise elaborada pela Epamig. “A ocorrência de granizo, dependendo da intensidade, pode causar danos seríssimos às lavouras, chegando, em alguns casos, a comprometer totalmente a produção”, explica Éder Ribeiro dos Santos, engenheiro agrônomo e coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé.

A Cooperativa pondera, entretanto, que passou a atuar na região do Sul de Minas, onde a recente incidência de granizo foi mais severa. “Desta forma, ainda não temos a quantificação do parque cafeeiro, da área de abrangência da chuva de granizo e, infelizmente, ainda não instalamos as estações meteorológicas”, afirma Éder, que explica que o trabalho atualmente está sendo pontual, ou seja, quando o cooperado menciona o dano sofrido, o técnico da Cooxupé responsável pela região vai até a propriedade e faz a avaliação.

O coordenador explica que o fenômeno requer atenção já que, caso ocorra, a lavoura deverá receber tratamentos fitossanitários adequados com o objetivo de promover a cicatrização das lesões causadas pelo granizo e evitar a entrada de patógenos oportunistas que poderão agravar, ainda mais, o estado do cafeeiro.

Segundo Éder, em geral, a chuva de granizo é pontual ou em faixas e não há nenhuma medida preventiva. A Cooxupé indica os seus cooperados a procurarem orientação técnica rapidamente se as suas lavouras forem atingidas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures