ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rondônia registra primeira cultivar de café conilon da Embrapa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 06/10/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Por Thais Fernandes

A primeira cultivar desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi registrada pelo escritório do Estado de Rondônia. Além disso, a cultivar BRS Ouro Preto também é a primeira de café conilon do Brasil a receber o Certificado de Proteção, concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares.

Foto: Renata Silva/ Divulgação Embrapa Rondônia
 
A nova cultivar, BRS Ouro Preto.
Foto: Renata Silva/ Divulgação Embrapa Rondônia

A segunda conquista marca o registro do primeiro café conilon brasileiro a ser certificado como legítimo de sua região e produzido especificamente pela Embrapa Rondônia. “Este processo foi interessante porque temos outras cultivares de conilon, mas nenhuma outra é protegida enquanto propriedade intelectual”, explica Samuel José de Magalhães Oliveira, chefe de transferência e tecnologia da Embrapa Rondônia durante o processo de registro e certificação da cultivar e, atualmente, pesquisador da instituição.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as cultivares passíveis de proteção são as novas e as essencialmente derivadas de qualquer gênero ou espécie. Para chegar ao resultado, o trabalho em Rondônia vem sendo desenvolvido desde 2012, quando a cultivar foi lançada. Daí até a comercialização, entretanto, houve o credenciamento de viveiristas autorizados pelo Mapa.

A ideia do credenciamento é manter a cultivar entre profissionais autorizados e a lista com o contato dos viveiristas que já estão produzindo a cultivar está no site da Embrapa Rondônia. “As mudas estavam sendo multiplicadas e, agora, tem em média 1 ano e meio. A partir do ano que vem, os viveiristas credenciados devem comercializá-las mais intensamente”, explica Samuel.

A cultivar é indicada para cultivo em sequeiro ou com irrigação complementar e foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do Estado e adaptada ao clima e ao solo da região amazônica.

Aumento da produtividade
Com manejo adequado, a BRS Ouro Preto pode apresentar potencial de produtividade de 70 sacas beneficiadas por hectare em lavouras de sequeiro. “O que atingimos, em média, com outras cultivares são 16 sacas de café por hectare. Agora, com a BRS Ouro Preto esse número pode chegar a 70 sacas por hectare, em lavouras sem irrigação e, naquelas que possuem este sistema, pode-se atingir até 100 sacas”, pontua o pesquisador.

Segundo a Embrapa, este conilon possui grãos com maior uniformidade de maturação e peneira média acima de 14. Apresenta rendimento no beneficiamento acima de 52% e, por isso, a instituição acredita que a conilon BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia. “O custo de produção do café aqui é mais baixo do que as outras regiões produtoras, por causa das boas condições de clima e solo. No Sudeste existem ciclos de seca, já aqui é muito mais difícil sofrermos com este tipo de déficit hídrico”, conclui Samuel.

Para os pesquisadores, o futuro da produção está exatamente em conseguir maior produtividade em uma área menor. “Rondônia tem pequenos cafeicultores, são cerca de 21 mil pequenas propriedades rurais cafeicultoras”, explica Samuel, que espera trabalhar a atividade de forma competitiva também no âmbito social.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAIMUNDO ALVARO MACEDO JUNIOR

MANAUS - AMAZONAS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/10/2014

Na minha opinião a  EMBRAPA está para a agropecuária brasileira assim como a NASA está para o programa espacial dos E.U.A. Parabéns a EMBRAPA RONDÔNIA, continuem conquistando a confiança do povo brasileiro.  
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2014

Parabéns pela excelente conquista.

A título de informação, temos mais 3 cultivares protegidas no Brasil:

Diamante, Centenária e Jequitibá. Cultivares lançadas pelo INCAPER, no ES.


ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 07/10/2014



Rondônia foi privilegiada pelo belo trabalho.

Parabéns à EMBRAPA, parceira indispensável para o progresso da nossa cafeicultura.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures