ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Parceria entre MG e Guatemala visa expandir cultivo do arábica de qualidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 19/11/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Universidad de San Carlos de Guatemala (Usac) desde 2007, avalia o comportamento de cultivares de café arábica e materiais genéticos do Programa Estadual de Pesquisa em Cafeicultura em algumas regiões do país da América Central.

Dentre os materiais avaliados, sete têm se mostrado promissores para as condições locais. Além da avaliação da produtividade, são realizadas provas das bebidas para verificar a qualidade. "São genótipos produtivos e, na sua maioria, resistentes à ferrugem, principal doença do café arábica", explica o pesquisador da Epamig Gladyston Rodrigues Carvalho, que em outubro palestrou na Usac sobre os resultados das pesquisas de melhoramento genético e manejo da lavoura cafeeira do Brasil. O pesquisador também visitou campos onde foram instalados experimentos pelo professor Edin Francisco Orozco Miranda da universidade local.

Foto: Divulgação/Epamig
 
Foto: Divulgação/Epamig

Durante a palestra, Gladyston apresentou as regiões produtoras do Brasil e suas particularidades, além do sistema de gestão da pesquisa cafeeira e os avanços do setor na última década, impulsionados principalmente pelo modelo do Consórcio Pesquisa Café. Destacou ainda as tecnologias disponíveis, com ênfase para o melhoramento genético, espaçamentos e mecanização.

Segundo o pesquisador, a Guatemala possui uma vasta produção de café e poderá desenvolver ainda mais sua cafeicultura, garantindo renda e qualidade de vida para os produtores. “É uma cafeicultura bem diferente da brasileira, porém possui lógica e objetivos bem definidos”, garantiu. Gladyston ressaltou ainda que as avaliações proporcionaram uma interação maior entre os dois países e possibilitaram uma excelente troca de experiências. “Eles têm altitude, clima e solo favoráveis para a produção de cafés de qualidade, enquanto nós temos conhecimento tecnológico, sabores distintos e potencial de expansão”, explicou.

O café na Guatemala
O cultivo do café ocupa aproximadamente 2,5% do território nacional e está presente em 20 dos 22 estados da Guatemala. A Assossiacion Nacional Del Café da Guatemala (Anacafé) é uma das desenvolvedoras da política nacional do café no país e internacionalmente. A instituição representa mais de 90 mil agricultores em toda a Guatemala. “Fiquei impressionado com a motivação dos produtores, de pequenos a grandes, com a organização e seriedade da Anacafé e com o comprometimento da Usac com o desenvolvimento e validação de tecnologias para a cafeicultura do país”, afirmou Gladyston. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures