ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"O solo é o grande patrimônio do produtor rural" assegura o Presidente da CNA

PRODUÇÃO

EM 09/04/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Foto: Divulgação
Presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, na abertura da Conferência Governança do Solo / Foto: Wenderson Araújo.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, defendeu a adoção de políticas voltadas para intensificar o uso racional do solo, para garantir uma produção de alimentos sustentável e conservar a fertilidade da terra e os recursos naturais. A afirmação foi feita na cerimônia de abertura da Conferência Governança do Solo, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que ocorreu no último dia 25, em Brasília (DF), no Teatro OI Brasília-Royal Tulip.

“O solo é o grande patrimônio do produtor rural, e ele tem consciência disso. Precisamos buscar o equilíbrio entre o uso intensivo e sustentável em busca da segurança alimentar, da conservação do meio ambiente e da fixação do produtor rural no campo”, disse. Ele destacou que o país utiliza apenas 27,7% do território nacional com produção de alimentos, silvicultura e biocombustíveis.

Entretanto, alertou João Martins, o melhor uso do solo ainda é um desafio e é preciso mobilizar a sociedade para esta questão. Uma das alternativas, segundo ele, é intensificar a produtividade para evitar a abertura de novas áreas e o uso desordenado da terra, impedindo, assim, “sua desestruturação física e a perda de fertilidade”.
_____________________________________________________________________

Para orientar o uso do solo de maneia mais eficaz na cafeicultura, o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, André Guarçoni Martins, ministrará o curso on-line “Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal”. Saiba mais aqui sobre as aulas do engenheiro agrônomo com especialização, mestrado e doutorado, em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, que tem início no dia 20 de maio.
_____________________________________________________________________

Por sua vez, a ministra do Meio ambiente, Izabella Teixeira, destacou a parceria com o setor agropecuário em busca da produção sustentável, e elogiou o Programa Nacional de Proteção das Nascentes, lançado no último domingo pela CNA, que visa proteger mil nascentes em todo o país.

A Conferência Governança do Solo reúne especialistas na questão, representantes do governo, instituições de pesquisa, setor produtivo e universidades, entre outros segmentos, para discutir, por três dias, os desafios e alternativas para o uso racional do solo.

Participaram da cerimônia de abertura: o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes; o diretor do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade (IASS), Klaus Toffer; o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Alan Bojanic; e o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha.

Informações CNA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADIR FAVA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2015

Enquanto o governo for dono do subsolo não haverá segurança para propriedade de solo. Que patrimônio é este?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures