ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE estima 16,6% de queda na safra de conilon e 1,8% na de arábica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 13/05/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A produção de café da safra 2015/2016 deve ser 6,1% menor em relação a 2014, apontou a quarta estimativa do IBGE. A total do produto para 2015 deve ser de 2,5 milhões de toneladas ou 42,4 milhões de sacas de 60 kg. A produção do café arábica deve alcançar 1,9 milhão de toneladas, ou 31,4 milhões de sacas, redução de 1,8% em relação a 2014, enquanto que a produção do café canéfora, o conilon, deve alcançar 660,1 mil toneladas, ou 11,0 milhões de sacas, redução de 16,6% em relação a 2014.

 
Fonte: IBGE


 
Em seu relatório, o IBGE lembrou que em 2014 o país amargou uma queda drástica na produção de café arábica em função do clima excessivamente quente e seco, notadamente no sul de Minas Gerais e São Paulo. Este ano, as chuvas retornaram em algumas regiões produtoras, apesar de ainda estarem abaixo das médias históricas e bem aquém das necessidades das lavouras, que também tiveram seu potencial produtivo comprometido em face da deficiência na floração e baixo crescimento no ano anterior. Muitas lavouras chegaram a ser “esqueletadas” com intuito de serem preparadas para a produção em 2016, em função de não terem recuperado seu potencial produtivo para 2015.

Quanto ao conilon, o IBGE aponta que a queda da produção em 2015 decorre do Espírito Santo, principal estado produtor desse tipo de café, com participação de 68,5% do total nacional. A estiagem afetou o desenvolvimento das lavouras em alguns municípios produtores, culminando em menor carregamento de flores e formação dos chumbinhos. O produtor precisa de uma quantidade maior de café para completar uma saca, afirmou o relatório.

Esse estado aguarda uma produção de 452,4 mil toneladas ou 7,5 milhões de sacas de 60 kg, 24,1% menor que a obtida no ano anterior, que alcançou recorde de 596,2 mil toneladas ou 9,9 milhões de sacas de 60 kg. Este relatório do IBGE é o chamdo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, cujas informações são obtidas por intermédio das Comissões Municipais (COMEA) e/ou Regionais (COREA).

Estimativa de abril em relação a março de 2015
Na comparação com março de 2015, o café canephora também apresentou queda, desta vez de 1,6%. A estimativa de produção alcançou 660,1 mil toneladas (11,0 milhões de sacas de 60 kg). Houve redução nas estimativas da área plantada (-0,8%), na área a ser colhida (-0,9%) e no rendimento médio (-0,7%). As lavouras vêm sofrendo efeitos do clima desfavorável nos principais estados produtores. No Espírito Santo, maior produtor e responsável por 68,5% do total nacional, é a falta de chuva que está provocando redução do peso dos grãos e queda no rendimento das lavouras. O estado aguarda colher 452,4 mil toneladas, redução de 1,1% em relação ao mês anterior.

Fonte: IBGE

Já em Rondônia, terceiro maior produtor do país e responsável por 12,8% do total, é o excesso de chuvas que dificulta os tratos culturais e deixa as lavouras mais suscetíveis a doenças. A produção estimada é de 84,4 mil toneladas, queda de 2,3% em relação ao mês anterior em decorrência das reduções de 1,5% no rendimento médio esperado e de 1,0% na área a ser colhida, aponta o IBGE.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO DE ALMEIDA PESTANA

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 15/05/2015

Safra caminhando, percentual aproximado de 30/40% colhida, cafés  agora começam a serem preparados para serem entregues provenientes de vendas feitas anteriormente. Pouca oferta de cafés novos no imediato. Qualidade dos grãos melhorando, com o percentual de frutos verdes diminuindo, a qualidade esta melhorando. Uma movimentação boa de maquinas colheitadeiras, o que por aqui é novidade e esta tendo uma aceitação muito boa.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures