ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grãos peneira 13 e até abaixo chegam em maior volume a cooperativas brasileiras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 11/08/2015

2 MIN DE LEITURA

7
0
Por Thais Fernandes

Na maior cooperativa brasileira de café, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé), grãos com peneira baixa tem chegado em maior volume na safra 2015. “O tamanho dos grãos está menor. Temos recebido mais cafés com peneira 13 e 14”, afirma Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, em entrevista ao CaféPoint.

Foto ilustrativa: Café Editora
 
Foto ilustrativa: Café Editora


Até o início de agosto a Cooxupé recebeu 36% dos cafés de seus cooperados. A meta é de 4 milhões e 200 mil sacas de café e, segundo Paulino a Cooperativa não terá problema para cumprir suas metas, já que o número de cooperados aumentou recentemente. “Abrimos filiais e isso vai aumentar nosso recebimento, mas para o produtor vai diminuir a produção. Além disso, ano que vem nós vamos ter problema”, conta o presidente da Cooxupé que acredita em uma quebra entre 10 e 20% no volume da safra 2015 brasileira.

Com os produtores ligados à Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha não tem sido diferente. “Nós tivemos grãos menores. Uma quantidade muito grande de cafés ‘moquinhas’, que é considerado catação porque ele é tão pequenininho que passa na peneira 13. Em função disso, tivemos um café de qualidade inferior”, aponta Pedro Antônio Silva Araújo, diretor de Produção e Comercialização da Coocafé.

Questionado sobre a quebra na produção da Cooperativa, que abrange municípios do Espírito Santo e de Minas Gerias, o diretor explica que o volume está comprometido. “Nossa região específica teve uma quebra em torno de 15 a 20% porque a peneira do café foi menor e essa condição climática resultou em quantidade de peneira abaixo de 13 muito grande”.

A Coocafé está com os trabalhos de colheita da safra 2015 em cerca de 60% e, a caminho da finalização, a qualidades dos grãos segue como uma das principais preocupações. “Nós estamos tendo problema. A possibilidade do café que ainda está na árvore ser de qualidade ruim é muito grande. Assim que colher o produtor tem que ficar muito atento nas suas decisões, como a escolha do armazém com bom histórico”, pondera Araújo.

Atraso na colheita
Nas regiões que a Cooxupé abrange (incluindo produtores não cooperados), o andamento da colheita até o dia 1º de agosto atingiu 52,09%. No comparativo com a mesma época de 2014, os trabalhos continuam com atraso considerável de 18,5%. A região com os trabalhos mais avançados é São Paulo, onda porcentagem chega a 60,97. Já os dados exclusivos dos cooperados da Cooxupé indicam que a colheita avançou um pouco mais, para 53,43%. Confira, todos os dados do andamento da colheita 2015 na Cooxupé, aqui.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE MAROTI

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/08/2015

A safra de cafe esta particamente em faze terminal ,e ñ vai ter o cafe que os produtores esperavam e nem as cooperativas vão ter seus estoques recuperados ,acredito em preços  melhores  ,e a  produção do ano que vem conserteza sera bem menor
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 12/08/2015

Concordo e sempre reforço café no estoque é dinheiro no banco, como ações, esperar o melhor momento para vender.
AUGUSTO MANUELL TRIGUEIRO COMUNIEN

EM 12/08/2015

Quem puder estocar o café que o faça... o ano que vem a saca dever ir para para 700,00  reais no minímo.... guardem o que falei!!!!!!!!!
AUGUSTO MANUELL TRIGUEIRO COMUNIEN

EM 12/08/2015

Rezem para chover, companheiros , senão a safra de 2016 será um total fracasso. Aqui no sul de minas a terra já esta até com rachaduras.
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 12/08/2015

Bom dia, ou seja safra de 2015 além da baixa acentuada na produção uma baixa elevada na qualidade de grãos. Para 2016 uma baixa em volume acentuada. E os analistas afirmando grandes safras para prejudicar os preços aos produtores. Temos de nos posicionar exigindo maior precisão nas estatísticas e que tenhamos um órgão sério e norteador da nossa produção. Esperamos que no próximo governo Federal tenhamos mais seriedade em atitudes em prol do Brasil e não com interesses mesquinhos para atender os interesses internacionais, (vide importação de café do PERU). A classe produtora do Brasil tem de chamar os candidatos que tenham um compromisso por escrito e registrado em prol dos interesses nacionais.   
GERALDO MAGELA BATISTA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/08/2015

Não sei como eles medem o percentual colhido.  Aqui na região de Sacramento/ Manhuaçu já estamos todos terminando a colheita.
DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/08/2015

                         A colheita nâo esta atrasada, a realidade  e que a safra e pequena e o cafe nâo granou.Estamos gastando 600 litros/saca.. Para completar as lavouras ja estâo florindo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures