ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forte estiagem verificada nos primeiros meses do ano foi determinante para a redução da safra

PRODUÇÃO

EM 23/12/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
O Brasil produziu neste ano 45,3 milhões de sacas de café de 60 quilos. Comparado ao levantamento de setembro de 2014, houve aumento de 0,5%. Entretanto, houve uma redução de 7,7% ou 3,8 milhões de sacas a menos que as 49,1 milhões produzidas na safra anterior. Os números são do 4º levantamento da safra 2014, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e divulgado nesta segunda-feira (22).

A variação ocorreu no café arábica que teve uma queda de 15,6%. As causas, de acordo com a Secretária de Produção e Agroenergia do Mapa, Cleide Laia, foram a forte estiagem verificada nos primeiros meses do ano, e também as geadas que atingiram o estado do Paraná. Os estados com maior redução foram Minas Gerais (-18,1%) e Paraná (-66,1%). Já o conilon teve aumento de 20% devido à renovação de culturas e ao revigoramento da produtividade, além das condições climáticas favoráveis do Espírito Santo, maior produtor da espécie.

A produção do café arábica está estimada em 32,3 milhões de sacas ou o equivalente a 71,2% do volume de café produzido no país. O maior destaque é o estado de Minas Gerais, com o volume de 22,6 milhões de sacas. Já o conilon, que alcançou 13 milhões de sacas, ocupa 28,5% do total nacional, com o Espírito Santo detendo a maior produção da espécie, com uma colheita de 9,9 milhões de sacas.

Área

A área de produção e em formação ocupa 2,2 milhões de hectares, 2,6% a menos que na safra passada, com uma redução de 59,6 mil hectares. Minas Gerais possui a maior área plantada, com 1,2 milhão de hectares. O predomínio é da espécie arábica, com 98,8% da área total do estado e 53,2% da área cultivada no país. A segunda posição é do Espírito Santo que apresenta área total de 474,6 mil hectares, sendo que 283,1 mil hectares são destinados ao conilon. Isso equivale a 64,1% da área nacional da espécie.  

As informações são do MAPA.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONALDO SOUZA MORAIS

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/01/2015

Hoje pude constatar em 2 lavouras de café: uma de Cristais-MG e outra de Campos Gerais-MG. A de Cristais a safra está zerada (cairam os chumbinhos) e a de Campos Gerais, de solo de melhor qualidade, em torno de 60% cairam. E estão caindo, com chuvas esparsas, e fortes, ventos fortes, muito balanço. Em alguns lugares chuva de granizo. Temos um bom ataque de bicho  mineiro, ainda sem a broca. As opiniões da Conab, dos exportadores, e demais chutadores, estão igual ao extintor de incendio dos carros: Não servem para nada ainda.

Att.

Ronaldo  
ROBERTO GUIMARÃES RIVERA DE REZENDE

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/12/2014

Realmente foi um ano fora do o normal, nunca visto em décadas.  Ausência de chuvas no periodo de enchimento dos grãos DF o café,  acarretando em perdas de até 30 % da safra de 2014. E o pior, acredita-se que essa perda será maior em 2015, com perdas de até 50%. Não alcançaremos 40 milhões de sacas! Está é a nossa realidade!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures