ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista fala sobre os pilares da sustentabilidade cafeeira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 24/09/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O especialista Soren Knudsen, da SKG Sustainable Solutions, declarou que "a água é um dos elementos da sustentabilidade no café", em palestra a alunos do 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS). Ele falou sobre o assunto a propósito da seca, que prejudicou a cafeicultura neste ano de 2014.

Soren Knudsen se apresentou nesta terça-feira (23/9), na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos, em Santos (SP). A Sua participação foi parte do programa do curso, iniciado em 1.º de setembro e com previsão de encerramento nesta quinta-feira, 25 de setembro, quando também haverá a solenidade de formatura.

Soren Knudsen iniciou a apresentação, citando o Relatório Brundtland (1987), que define sustentabilidade como "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

A sustentabilidade tem como premissas básicas o tripé econômico, social e ambiental. No âmbito econômico, é importante otimizar o capital financeiro. No social, é essencial valorizar o capital humano e social. E no ambiental, é fundamental otimizar o capital ambiental, de acordo com o especialista.

Outro conceito de grande importância no terreno da sustentabilidade é a rastreabilidade. Segundo a norma ISO 8402 de qualidade, rastrear é manter os registros necessários para informar os dados relativos à origem e ao destino de um produto.

A certificação é também um dos fundamentos da sustentabilidade, conforme Soren Knudsen. "Certificação é avaliação de um processo. São critérios que visam a verificar o cumprimento de requisitos por meio de indicadores rastreáveis".

CERTIFICAÇÕES
No mercado internacional, há algumas certificações e verificações que fazem parte dos negócios agrícolas: International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), Fair Trade (FLO), Rainforest Alliance, Utz Certified, Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C), Starbucks Coffee And Farmer Equity (C.A.F.E.) Practices e Nespresso.

Soren Knudsen citou o estudo "Trends in the Trade of Certified Coffees" (Tendências no Mercado de Cafés Certificados), que estima que o crescimento de cafés certificados crescerá de 8%, em 2009, para 20 a 25% do mercado mundial de café em 2015.

Grandes players do trade cafeeiro mundial querem cada vez mais cafés certificados, como a Kraft, a Nestlé e a Sara Lee, além de torrefadoras como Starbucks, Tchibo e Lavazza.

A certificação Ifoam tem vendas mundiais de cerca de 1,7 milhão de sacas de 60 kg, metade para os Estados Unidos e metade para a Europa. E está presente em 2% do consumo dos Estados Unidos. O maior produtor mundial é o Peru, seguido da Colômbia.

Quanto à Fairtrade, o mercado é de 1,5 milhão de sacas, cerca de 50% para a Europa e 45% para os Estados Unidos e representa 3% do consumo norte-americano. Outro detalhe é que 42% dos cafés Fairtrade são também orgânicos.

A Rainforest Alliance conquista vendas mundiais de 1,4 milhão de sacas, quase a metade para a Europa e detém 2% do consumo norte-americano.

Quanto à Utz Certified, mantém fatia de 1,4 milhão de sacas, a maioria para o norte da Europa - e está em crescimento constante desde 2002.

O Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C) tem mercado de cerca de 450 mil sacas, de café arábica e robusta, a maioria destinado para a Europa. O maior produtor mundial de cafés 4C é o Brasil, seguido do Vietnã.

Quanto à Starbucks, adquire em torno de 1,7 milhão de sacas no Programa C.A.F.E. Practices. Os fornecedores - verificados, preferidos e estratégicos - têm preferência de contrato de fornecimento. Além disso, os fornecedores estratégicos recebem ágio no primeiro ano de fornecimento. O Brasil é o maior fornecedor, com 1,5 milhão de sacas.

A Nestlé exige qualidade AA Nespresso mais a certificação Rainforest para os cafés desta categoria, que têm origens semelhantes aos cafés naturais andinos ou mesoamericanos. É a demanda que mais cresce atualmente - mais de 200% em 2010, por exemplo.

Soren Knudsen antecipou algumas tendências que devem ser consideradas, tanto no que diz respeito à cafeicultura, quanto no tocante à agricultura, como a necessidade de proteção às florestas, atenção às mudanças climáticas (o que você pode fazer para salvar o planeta?), proteção à vida silvestre, erradicação da extrema pobreza e gestão empresarial.

DESAFIOS
O especialista citou como desafios para a sustentabilidade o crescimento exponencial da demanda e a expansão geométrica da oferta. "Embora a demanda cresça, a oferta pode apresentar nivelamento, pois os produtores mais aptos a se certificarem já estão no mercado".

Soren Knudsen vê "a consolidação de grandes cadeias de fornecimento particulares, guiadas pelas multinacionais, cada uma com o seu selo de preferência". Ele também comentou que é comum a ocorrência de certificações múltiplas em toda a produção de café, como a Cooperativa Regional de Cafeicultures em Guaxupé (Cooxupé). Para Soren, "a quantidade é tão importante quanto a qualidade". Ele contrapõe que não adianta muito um produtor ter cafés premiados, mas não dispor da quantidade exigida por grandes compradores. Em síntese, é preciso oferecer qualidade em quantidade.

O especialista observa que é essencial o estreitamento das relações comerciais na cadeia de café, assegurando fidelidade e entrega. "Quem não entregar o que prometeu, está fora do mercado", sentenciou.

De acordo com Soren Knudsen, as verificações C.A.F.E. Practices (Starbucks), Nespresso e 4C apresentam as melhores oportunidades por volume com qualidade específica. Quanto aos cafés que dominam o mercado mundial, os que têm a certificação 4C oferecem as melhores oportunidades em volume, segundo Soren.

A Rainforest oferece a melhor oportunidade para cafés de qualidade com ágio, conforme Soren. "O Brasil é o único país que oferece essas condições todas", comemorou Soren Knudsen.

Para conferir mais sobre o especialista, acesse o site dele, aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures