ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig completa 41 anos com foco na readequação das linhas de pesquisa

PRODUÇÃO

EM 05/08/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig – completa 41 anos, neste dia 6 de agosto. Vinculada à Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa realiza pesquisas que buscam a adaptação e o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a produtividade no campo, gerar mais renda e potencializar o agronegócio mineiro.

À frente da gestão da Epamig desde o mês de março, o zootecnista Rui da Silva Verneque (pesquisador da Embrapa há mais de 30 anos), afirma que a prioridade atual é a reestruturação administrativa e das linhas de pesquisa. “Estamos revisando o organograma da Empresa e definindo os programas de pesquisa prioritários. A intenção é focar em trabalhos que atendam as demandas e necessidades do estado de Minas Gerais”, explica o presidente.

Paraíso é uma das 15 cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Epamig / Foto: Samantha Mapa 

A definição dos programas estratégicos e das linhas prioritárias de pesquisa está sendo feita por meio de reuniões de trabalho, com os coordenadores dos Programas de Pesquisa, chefes dos Centros de Pesquisa, membros do Comitê Central de Pesquisa e outros especialistas, buscando a consonância com os programas do governo estadual. As pesquisas com a cachaça e o trigo, por exemplo, terão destaque. 

Linhas de Pesquisa
Nesses 41 anos, a Epamig atuou no desenvolvimento, na adaptação e na transferência de tecnologias para o fortalecimento da agropecuária em Minas Gerais e no Brasil e tornou-se pioneira em diversas frentes de pesquisa. Atualmente, a Empresa desenvolve vários projetos nas áreas de cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, aquicultura, olericultura, grãos e oleaginosas, e pesquisa novas alternativas, como a produção de azeitona e azeite, floricultura e vitivinicultura, bem como demandas emergentes relacionadas à preservação de recursos naturais e hídricos.

Café
As pesquisas em cafeicultura têm a finalidade de gerar e adaptar tecnologias para ampliação e desenvolvimento do agronegócio café. O Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Epamig, em parceria com a Embrapa Café e instituições que integram o Consórcio de Pesquisa Café, já desenvolveu e registrou 15 cultivares, que possuem resistência a pragas e doenças, são mais produtivas, têm maior vigor vegetativo e resultam em uma bebida de alta qualidade.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DONIZETE GONÇALVES DE LIMA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/08/2015

Parabéns á EPAMIG ,e seus valorosos colaboradores, pesquisadores incansáveis no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que fizeram o Estado de Minas Gerais  um dos mais prósperos no Agronegócio nacional. Atenção lideranças políticas mineiras está mais que na hora de dar um maior destaque e apoio a esta valorosa empresa. Gerar conhecimento é desenvolver o nosso futuro ! Em tempo , tive a honra de ser um desses colaboradores  quando fui gerente da Fazenda Experimental de Patrocinio-MG , quando tive o prazer de ajudar na seleção e desenvolvimento de variedades que hoje fazem grande sucesso tais como: ACAIÁ CERRADO, TOPÁZIO , CATIGUÁ I E II ,dentre outras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures