ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro reúne especialistas e discute desafios para agroecologia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 26/05/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A agroecologia foi tema de mais um encontro promovido pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e instituições parceiras. Especialistas debateram os principais desafios e propostas para a área. O debate aconteceu em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (22/5). O encontro sobre agroecologia faz parte de uma série de encontros promovidos pela Empresa sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural em Minas Gerais.

Participaram do debate representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), Emater-MG e coordenadores de Núcleos de Agroecologia de universidades e institutos federais. Cada grupo apresentou sua experiência na agroecologia como, por exemplo, o controle agroecológico de pragas e doenças. Os participantes relataram as ações desenvolvidas por eles e as principais dificuldades do setor.

Foto: Rafael Soal / Emater-MG
 
Foto: Rafael Soal / Emater-MG


“O principal desafio é a mentalidade de que esse modelo de agricultura que está aí é o único possível e que não existem alternativas. Só que nós estamos há 30 anos no Brasil construindo uma proposta agroecológica em que nós temos propriedades agroecológicas produzindo sem veneno, produzindo água e qualidade de solo e com diversidade”, afirma a presidente da ABA, Irene Maria Cardoso.

O encontro debateu sobre o conceito de agroecologia, a produção sustentável de alimentos saudáveis e a necessidade de ampliar a integração entre as instituições que atuam no setor agroecologia. “Entendemos que essa é uma oportunidade de integração para firmarmos compromissos para uma agenda que, certamente, será importante para a transição agroecológica em Minas Gerais”, afirmou o coordenador geral de Inovação do MDA, Hur Ben Corrêa da Silva.

“Essa reunião tem relevância para a aproximação interinstitucional e dos profissionais que atuam na área agroecológica. Tem também uma importância estratégica no alinhamento da Emater-MG com a política de governo e para alinhar as nossas ações com o MDA”, disse a gerente da Divisão de Programas e Projetos do Departamento Técnico da Emater-MG, Maria Auxiliadora Carvalho.

Os grupos também apresentaram algumas propostas para o setor, que ajudarão a direcionar ações e projetos voltados para a agroecologia. As propostas têm como foco trabalhar a agroecologia com os agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, visando potencializar a assistência técnica prestada atualmente pelas instituições ligadas ao setor.

“Estamos organizando com os participantes agendas regionais, ações e estratégias no âmbito estadual para identificarmos quais são as prioridades para tornar a agroecologia uma referência no trabalho de assistência técnica e extensão rural”, disse Maria Carvalho.

“O marco aqui, hoje, é que a gente está fazendo essa discussão dentro da Emater-MG. É um momento de deslumbrarmos os potenciais e os desafios para a construção da agroecologia, sabendo que precisamos da extensão, da pesquisa e do ensino de uma forma entrelaçada”, diz a presidente da ABA, Irene Cardoso. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO SOUZA

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 27/05/2015

Parabéns pela iniciativa de integração e difusão da EMATER-MG. Esse exemplo pode ser replicado por outras instituições públicas de ATER de outros Estados para o fortalecimento do segmento agroecológico no BRASIL.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures