ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab realiza pesquisa dos estoques privados de café da safra 2013/2014

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 30/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está enviando boletins a armazenadores, produtores, cooperativas, associações e indústrias de torrefação, moagem e de solúveis devido à realização da pesquisa de estoques privados de café arábica e do conilon da safra 2013/2014, informou o órgão na última quinta-feira (26/3).

O prazo para preenchimento e devolução do relatório à Conab, via e-mail ou pelos Correios, vai até o dia 17 de abril.

Serão coletadas informações sobre volume, tipo, distribuição espacial e por segmento dos armazenadores. A posição do estoque corresponde à do dia 31 de março deste ano, quando entra a nova safra do produto.

Os dados são importantes para estimar os estoques de passagem e dar conhecimento do balanço de oferta e demanda do produto no país, o que servirá para a formulação de políticas públicas para o setor.

De acordo com a gerência de Informações Técnicas da Companhia, responsável pela pesquisa, os números levantados somente serão divulgados de forma consolidada, preservando o sigilo da informação individualizada.

Quem não receber o formulário até 7 de abril deve entrar em contato com o setor, utilizando o e-mail estoque-privado@conab.gov.br. Mais detalhes podem também ser encontrados na página da Conab na internet.

Em 2014, o levantamento identificou um estoque privado de 15,2 milhões de sacas de café, volume 9,2% superior ao contabilizado em 2013, que chegou a 13,9 milhões de sacas.

O café do tipo arábica continua predominante no estoque privado nacional, correspondendo a 93% do total do café, enquanto o conilon representa apenas 7%.
 
Fiscalização de estoques públicos
A Conab anunciou que até o fim de março completaria a segunda etapa de fiscalização de estoques públicos. Nesta fase incluíram-se os estoques públicos dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Tocantins e São Paulo, envolvendo 16 profissionais.

De acordo com o superintendente de Fiscalização de Estoques da Companhia, Francisco Farage, passariam por vistoria cerca de 1,68 milhão de toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 113 armazéns próprios e credenciados. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Nos casos em que se identificar algum desvio, a irregularidade será informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve, ainda, restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Na primeira etapa, realizada no mês passado, foram vistoriados 396.841 de toneladas de produtos. Segundo balanço da Companhia, 28 funcionários da empresa verificaram a quantidade e a qualidade dos produtos em 129 armazéns localizados nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Até o final deste ano outras sete rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demanda dos programas operados pela Companhia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures