ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

13º Simpósio de Cafeicultores reúne produtores da região do Caparaó

PRODUÇÃO

EM 01/06/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Produtores de café arábica da região do Caparaó reuniram-se nos últimos dias 28 e 29 de maio, durante o 13º Simpósio de Cafeicultores e XII Feira de Insumos da Região do Caparaó. Na ocasião, de acordo com a Seag - Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo, as discussões foram sobre a cafeicultura e a diversificação agrícola da região, para que o setor tenha melhor sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Foto: Divulgação / Seag
 



A abertura oficial do evento - que reúne aproximadamente 400 pessoas todo o ano – foi realizada com o pronunciamento das autoridades sobre os produtos da agroindústria. Já no segundo dia, os participantes tiveram oportunidade de acompanhar palestras voltadas para o armazenamento, mercado e a comercialização do café. O evento é uma realização do Governo do Estado, com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal de Irupi e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF).

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou a importância do evento, que se constitui em um importante instrumento para a difusão de conhecimento e tecnologia entre os produtores. Ele também ressaltou a evolução da cultura do café arábica no Espírito Santo ao longo dos últimos anos, e afirmou que o estado vem ganhando o merecido reconhecimento do mundo pela produção de um café de alta qualidade.

"Estamos diminuindo a área e aumentando a produtividade e a qualidade de nosso café, renovando as lavouras e difundindo o conhecimento e a tecnologia entre os produtores. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas tenho certeza de que juntos vamos continuar evoluindo no sentido de produzir um café com cada vez mais qualidade, contribuindo para o aumento da renda na área rural", destacou o secretário.

Segundo o extensionista do Incaper de Irupi, Tulio Luís Borges, esse é um evento que mobiliza toda a região. “É uma oportunidade de trocarmos experiências e propostas futuras para repensarmos as melhorias voltadas para o desenvolvimento do café”, contou.

Segundo Tulio, esse ano, os assuntos que ganharam destaque foram sobre as alternativas de armazenamento e de comercialização do café e técnicas de conservação de solo e de água no agroturismo, diante do potencial que existe na Serra do Caparaó.

As palestras envolveram temas como: as perspectivas e exigências do mercado mundial de café, explicações sobre o Programa de Estímulo à Produção de Cafés Especiais e Comercialização de Minilotes, formas de armazenamento e comercialização coletiva dos cafés; as atividades do agroturismo voltadas para a geração de emprego e renda; técnicas de conservação do solo e das águas, com o manejo dos recursos hídricos e sobre projetos de assistência gerencial e técnica para a cafeicultura.

As palestras foram apresentadas por representantes do Incaper de Irupi, do CETCAF, do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCC-V), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), do Consórcio Caparaó, e da Coordenação de Assistência Técnica Rural (Ater) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures