ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

1º Concurso de Qualidade do Café de Iúna negocia 450 sacas por preços diferenciados

PRODUÇÃO

EM 01/12/2015

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

No último dia 25, os vencedores do 1º Concurso de Qualidade do Café Arábica de Iúna, se reuniram na Casa de Cultura para receber a premiação em dinheiro. Na ocasião, os organizadores do evento e os cafeicultores premiados anunciaram a comercialização de 450 sacas por preços diferenciados, resultando em mais de R$ 300 mil negociados após o concurso.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Agronegócio em parceria com o Incaper conseguiu reunir 57 inscritos e 66 amostras. O concurso elegeu os melhores cafés do município nas categorias Café Cereja Descascado e Café Natural. Os lotes vencedores apresentaram altas pontuações: 85 pontos no segmento Natural e 89 pontos na categoria Despolpado, respectivamente.


Os vencedores de cada categoria tiveram a oportunidade de vender o café por um preço diferenciado, a partir de R$ 650 a saca. “Ao todo foram negociadas 450 sacas de café que, provavelmente, serão exportados para a Austrália. O principal benefício deste concurso foi a agregação de valor que trouxe para o café de qualidade do nosso município”, ressaltou o engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura, João Marcos Dalvi Gava.

O primeiro colocado na categoria café natural, o produtor rural Edelson de Oliveira Almeida, de Fazenda da Alegria, ressaltou que, após o concurso, conheceu um novo mercado. “Conseguimos negociar o nosso café com um preço diferenciado, o que me fez descobrir um novo mercado. Isso me deixa motivado para trabalhar ainda mais na qualidade do meu café”, disse.

Já o terceiro colocado na categoria Café Cereja Descascado, o produtor Deneval Miranda Vieira, explicou que o beneficiamento do café é realizado em família. “Quando tentei implantar a produção de café de qualidade na minha propriedade tive um pouco de resistência. Mas agora que trabalho com toda a minha família estamos todos empenhados em fazer o melhor a cada dia, e estamos muito felizes com o resultado após o concurso, pois é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, avaliou.

A equipe organizadora já planeja o concurso do próximo ano. “A primeira edição superou todas as nossas expectativas desde o início, tanto no número de participantes quanto no montante de negociação após o evento. Tenho certeza que isso irá incentivar os produtores a investir em cafés de qualidade para participarem do concurso no próximo ano”, comentou o engenheiro Agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IVO DEFANTI PUPPIM

MIMOSO DO SUL - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/12/2015

Parabéns as participantes e aos organizadores!



Este tipo de evento é muito bom, todos sai com animo em produzir café melhor!



Deveria ter este concurso em todos os municípios produtores de café do Espirito Santo!!!
MARCELO BATISTA DE SOUSA

CARANGOLA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/12/2015

Este valor  foi peneira ou bica?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures