ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo afirma que estoques públicos de café são baixos e preocupam

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/06/2014

1 MIN DE LEITURA

7
0
Após declarar à agência de notícias Bloomberg que “os produtores de café estão enfrentando perdas menos severas, depois que as chuvas do último mês reduziram o impacto da pior seca registrada no Brasil em 50 anos”, (Leia mais) o ministro da Agricultura brasileiro, Neri Geller, voltou a se pronunciar. 

Neri Geller, afirmou que o governo está preocupado com a queda na produção de café, o que pode provocar um efeito negativo sobre a inflação. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ainda não apresentou dados sobre o volume dos estoques públicos e privados deste ano, mas o ministro garantiu que eles estão baixos.


Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

“A cultura que está nos preocupando é a do café, que pode ter um impacto na inflação porque os estoques tanto os públicos quanto os privados estão muito baixos. Não tem previsão de recuperação neste ano”, afirmou Geller.

A avaliação do ministro é de que o quadro “está consolidado” para este ano. A estimativa do governo é de que o café possa recuperar produtividade e tirar o impacto inflacionário negativo apenas a partir de 2015, caso o clima favoreça a plantação. “Existe a possibilidade, se o clima for favorável, de a safra se recuperar no ano que vem. Mas esse ano não tem nenhum fator novo”, disse.

Reportagem Agência Estado.


7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 13/06/2014

tem um provérbio antigo que reza:¨É MELHOR MANTER A BOCA FECHADA E TODOS FICAREM PENSANDO QUE VOCÊ É UM IDIOTA DO QUE ABRI-LA E ACABAR COM A DÚVIDA¨. . .
ERIC KER BRETAS WERNER

EM 13/06/2014

Como diz o ditado, "muito ajuda quem não atrapalha". A capacidade deste ministro, é o retrato do nosso governo, infelizmente!
ARMANDO SANTOS

MUZAMBINHO - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/06/2014

     QUEM DEU O TOQUE PARA O MINSTRO DE QUE ELE FALOU BOBAGEM SEMANA PASSADA, ESQUECEU DE DAR A FALA CORRETA PARA ESTA SEMANA
ITAGYBA DE OLIVEIRA

CARMO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/06/2014

Pelo menos um lado positivo nessa desfava do ministro:  ele está preocupado  !!!
ADEMAR

OSASCO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/06/2014

Este ministro não sabe o que fala, temos que tem representantes que saibam o que acontece no campo.
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/06/2014

O Ministro precisa decidir o que ele quer comunicar, porque dessa forma o mercado fica "tonto". Esta é mais uma prova do primarismo e do despreparo deste governo em todas as áreas. Lamentavelmente para os cafeicultores, o que estamos obtendo é sinais contrários emitidos pela mesma autoridade, em curto espaço de tempo, deixando o setor à deriva. Já escrevi em outra oportunidade, que a economia agrícola opera em sistema de oligopsônio, isto é, um grande número de vendedores para um diminuto número de compradores. Nesse modelo econômico, quem dita o preço é o comprador. As Cooperativas que deveriam nos defender, fazem o jogo do Governo, que neste momento está apenas preocupado com o crescimento da inflação, que ele mesmo realimenta. Isto faz a festa dos grandes grupos, que definem quanto querem pagar pelo nosso esforço em manter os cafezais produzindo. O Brasil tem se insurgido nos Foruns Internacionais contra a proteção que os Governos de países civilizados oferecem aos agricultores locais. Mas esta é a única forma de fixar as pessoas no campo e de tornar o agribusiness rentável uma vez que, do ponto de vista macroeconômico, o formato "muitos produtores para poucos compradores" é rigorosamente igual. Além disso o agribusiness sofre as pressões dos mercados futuros, sensíveis às manipulação de Fundos Hedge e dos Fundos Predadores, que não plantam um único pé de café. Com essa realidade, só sistemas de suporte e proteção, podem manter as produções nacionais financeiramente saudáveis no longo prazo. O pior é que temos, no nosso setor, vários "representantes" para nos ajudar e ajuda mesmo, nenhuma.
NIVALDO DELLA AGOSTINI

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/06/2014

esse  ministro  e  muito  fraco   ele  tem  mais e  que  ficar  calado

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures