ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia para aumento de renda e produtividade é lançada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Para disponibilizar mais uma alternativa tecnológica para secagem do café produzido pelo pequeno cafeicultor e contribuir para o aumento da renda e da produtividade por meio da oferta de café de melhor qualidade, a Embrapa Café acaba de lançar o Comunicado Técnico nº 5 “Secador Rotativo Intermitente: Projeto, Construção e Uso”.

A publicação detalha os componentes básicos do secador rotativo intermitente, também chamado de “secador Barra do Choça”. O nome é uma homenagem à cidade baiana de Barra do Choça, situada no Planalto da Conquista a 27 km de Vitória da Conquista e que tem 80% da sua atividade econômica na cafeicultura. Além disso, o município conta com uma das maiores concentrações de cafeicultores de base familiar no Brasil, sendo o clima local não favorável à secagem tradicional do café em terreiros (sobretudo com a colheita em período chuvoso).





Para melhor atender à realidade da localidade, projetou-se o pequeno secador, que pode ser usado também em outras regiões produtoras de café. Segundo a publicação, o projeto é compatível com a capacidade de investimento da grande maioria dos cafeicultores de base familiar, pode ser fabricado ou montado na região e, à semelhança do protótipo base, não necessita de pré-secagem em terreiros. Também permitirá produzir café de boa qualidade, independente das condições climáticas locais.

“Além de técnicas agronômicas, é importante realçar que somente a adoção de tecnologias de pós-colheita que funcionem de maneira simples e resultem em qualidade e baixo custo poderá contribuir para o aumento da produtividade e renda dos pequenos cafeicultores. A publicação mostra como o novo secador rotativo pode atender à cafeicultura familiar e ainda como modificações podem ser facilmente executadas nos secadores rotativos tradicionais, ambos sem a necessidade de grandes investimentos financeiros”, explica o professor Juarez.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora


Vantagens

Diferentemente dos secadores tradicionais, para uso do secador rotativo intermitente, o cafeicultor não necessita de grandes áreas de terreiro para a pré-secagem do café, ou seja, o produto pode vir direto do lavador (café natural) ou direto do descascador ou do desmucilador (cereja descascado) para a secagem mecânica quando as condições climáticas não forem favoráveis à pré-secagem em terreiros. Por ser um secador de pequeno porte, o cafeicultor pode programar melhor a colheita para aumentar a quantidade de frutos maduros. Quando o cafeicultor optar pela secagem com ar natural em silos-secadores, o secador pode funcionar como pré-secador. Além disso, o secador usa pouca energia elétrica para movimentar o cilindro secador e pode ser fabricado em oficinas modestas ou ter parte dos componentes adquiridos no mercado especializado em ferragens.
O Comunicado Técnico é parte do projeto de Transferência de Tecnologia de Pós-colheita do Café, financiado pelo Consórcio Pesquisa Café. Outras atividades como informação, treinamento e difusão da tecnologia completam o projeto.

Protótipo do secador

Será apresentado no 8º Encontro Nacional do Café a ser realizado em Barra do Choça, nos dias 22 e 23 de julho. O protótipo, no entanto, poderá ser visto com antecedência no Departamento de Engenharia Agrícola - DEA da Universidade Federal de Viçosa – UFV a partir de junho. Coordenam o projeto, o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café: Universidade Federal de Viçosa – UFV e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig.

Saiba como construir o secador rotativo intermitente consultando o Comunicado Técnico nº 5 “Secador Rotativo Intermitente: Projeto, Construção e Uso”, no site da 
Embrapa Café.

As informações são do Consórcio Pesquisa Café



0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures