ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Norte Pioneiro do Paraná: formação de técnicos em cafeicultura é discutida em evento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
A nova cafeicultura do Norte Pioneiro do Paraná necessita de investimentos públicos na qualificação dos profissionais que darão o suporte aos produtores na busca pela excelência da qualidade do café. Essa foi a principal reivindicação do presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, feita na presença do secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Norberto Ortigara, e dos deputados Abelardo Lupion e Pedro Lupion, durante a solenidade oficial de abertura da Ficafé 2012.

Rodrigues reivindica, em nome dos cafeicultores da região, a criação de cursos para a formação de técnicos e tecnólogos em cafeicultura na unidade do Instituto Federal de Jacarezinho. O presidente da ACENPP pleiteia ainda a formação de degustadores e classificadores de café especializados no sistema da Associação Americana de Cafés Especiais SCAA, e também a contratação de um maior número de extensionistas (engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas) pelo Instituto Emater.

Ortigara reconhece que o Estado está devendo a contratação de 20 a 30 novos extensionistas e informou que encaminhará à Assembleia Legislativa, em alguns dias, projeto de lei que regulamenta as carreiras dos extensionistas. "Espero que na virada do ano possamos realizar concurso público para contratar esses técnicos. Graças à sensibilidade do governador Beto Richa estamos recompondo os quadros de profissionais da SEAB e dos órgãos a ela subordinados", disse o secretário.

Em relação aos profissionais da degustação (Q-Graders), Ortigara destacou que estão sendo capacitados novos degustadores de campo, pelo sistema tradicional, no centro do IAPAR em Londrina. "Comprometo-me aqui a disponibilizar recursos e apoio para a formação de ´Q-Graders´, é um projeto que precisa ser construído, mas vocês podem contar comigo", assentiu.

Técnicos e tecnólogos em cafeicultura

"Estou orgulhoso, e não volto de Brasília sem conseguir alcançar esse objetivo. Vocês já me deram a missão e estão autorizados a marcar com o representante do Instituto Federal Gustavo [Vilani] para que na próxima semana já possamos levar a Brasília o pleito e alocar os recursos necessários para a criação dos cursos de Técnico e Tecnólogo em Cafeicultura", propôs o deputado federal Abelardo Lupion, durante a solenidade. Os cursos técnicos têm duração de um ano e meio, no mínimo, mas a média de duração é dois anos. Já os cursos para a formação de tecnólogos conferem título de curso superior, e têm duração entre dois anos e três anos e meio.

"O caminho que vocês mostraram [com o projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná] vai incentivar que outros produtores de outras culturas possam buscar o mesmo desempenho, tenham a mesma ousadia e coragem que vocês tiveram em nos propiciar, hoje, um dia que vai fazer parte da história do Norte Pioneiro do Paraná", elogiou o parlamentar.

Resultados

O deputado estadual Pedro Lupion destacou que o trabalho na Assembleia Legislativa, que atua para viabilizar os projetos e ações da SEAB em prol do desenvolvimento do interior e melhorar a vida e as condições de trabalho do homem do campo, já estão apresentando resultados satisfatórios.

"A contratação de novos extensionistas, o novo plano de carreira para o Instituto Emater, a criação da Agência de Defesa Agropecuária, foram e são desafios imensos enfrentados pelo governador Beto Richa, e que são de suma importância para melhorar não só a cafeicultura mas toda a produção do nosso Estado", elencou.

Pedro Lupion também elogiou o trabalho da Acenpp e dos parceiros, como a certificação das propriedades, a Indicação Geográfica de Procedência - a primeira do Paraná e a terceira do Brasil, o selo de qualidade, que contribui muito para melhorar os ganhos dos produtores.

"São ações que compõem um ferramental de marketing que aumenta o preço pago ao produtor pelo café, que passa a ter garantia de qualidade do produto. Nós aplaudimos as iniciativas e estamos à disposição na Assembleia", concluiu o deputado.

A solenidade de abertura da Ficafé contou também com as presenças da prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti; do presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto; do presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Rubens Niederheitmann; de prefeitos, prefeitos eleitos, secretários municipais, vereadores e lideranças regionais. O prefeito eleito de Jacarezinho, Dr. Sérgio Faria, e seu vice, José Carlos Molini, também participaram do evento máximo da cafeicultura paranaense.

As informações são da Acenpp, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures