ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo e produtores buscam saída para a crise do setor de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2013

2 MIN DE LEITURA

5
0
O governo deve definir até o final deste ano as medidas de apoio ao setor cafeeiro para a safra 2014/15, que começa ser colhida a partir de abril. O assunto foi discutido em reunião realizada nesta quinta-feira, 03, no Ministério da Agricultura. O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro (PMDB/MG), e o presidente da Comissão Nacional do Café Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, juntamente com dirigentes das cooperativas de cafeicultores, se reuniram com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, e o diretor do Departamento de Café, Jânio Zeferino da Silva.

Na reunião, o governo se comprometeu a apresentar um cronograma das medidas de apoio à cafeicultura que serão implementadas no próximo ano, com a programação da liberação de recursos para ordenamento da oferta e venda da produção em melhor cenário de preços. Em função de problemas na definição no orçamento houve atraso na definição das medidas de apoio à cafeicultura nesta safra. Os recursos do Funcafé para financiar a estocagem e comercialização do café, além do capital de giro das cooperativas e empresas do setor, começaram a ser liberados apenas no mês passado.

No encontro também foi discutida a possibilidade de criação de uma coordenação geral no Ministério da Agricultura para as culturas perenes, que seria responsável pela coleta de números da cafeicultura mundial, a fim de permitir melhor planejamento para o setor. O ponto central do encontro foi o pedido de suspensão automática, por 90 dias, do pagamento das parcelas de crédito rural da cafeicultura. Os produtores argumentam que o adiamento é necessário para que possa "avaliar a situação financeira do setor e apresentar sugestões que visem sanar, definitivamente, a grave falta de renda na atividade".

Os cafeicultores também pediram ao governo urgência na aprovação do registro e a liberação dos princípios ativos Cyantraniliprole e Chlorantraniliprole/Abamectin, desenvolvidos pelas empresas DuPont e Syngenta, que são utilizados no controle da broca do café. Eles alegam que não existe um substituto eficaz para o endossulfan, que foi banido do mercado neste ano.

Armazéns

Uma das reivindicações dos produtores atendida pelo governo foi a autorização para entrega do café dos contratos de opções em armazéns privados credenciados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A medida vale para o próximo leilão e para os outros três realizados nas últimas semanas. Antes os produtores deviam entregar o café em quatro armazéns oficiais: Bauru (SP), Colatina (ES), Uberlândia (MG), Apucarana (PR) e Irecê (BA). Os produtores reclamavam que muitos municípios cafeeiros estavam distantes dos armazéns públicos, o que inviabilizava a participação no leilão.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pelo CafePoint

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VERGILIO ALBERTOAESTEVES

MONTE SANTO DE MINAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 09/10/2013

A única opção do cafeicultores é diminuir a área plantada, fazer os tratos culturais "nas coxas" e torcer para que a natureza nos ajude até a colheita, porque esperar por este governo incompetente  e que só pensa em si reeleger é como dar murro em ponta de faca.
FAUSTO PIMENTEL CORTES JR.

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/10/2013

Nunca vi um governo tão incompetente e descompromissado com o setor como este. Como confiar que as medidas serão de fato implantadas? Este governo não  conseguiu formatar nenhuma politica agrícola, São 40 ministérios para empregar os companheiros, que de fato não resolvem nada. É o fim, terra arrazada, lavouras abandonadas.
PAULO ROBERTO DE SOUZA

IBAITI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2013

Neste 2013 todas as iniciativas do governo não tiveram reflexos positivos afinal, quem avalia estas ações? Para quem não sabe, o preço médio do café aqui no Paraná, divulgada no dia 04/10/13 pelo Departamento de Economia Rural - DERAL, foi de apenas R$ 232,73 para o café beneficiado tipo 6, bebida dura, saca de 60kg. A situação é crítica e entendidos sinalizam que pode ficar pior. Sera?

Precisamos de medidas urgentes e efetivas aqui e agora, pois estamos numa "UTI" e muitos não sobreviverão a tamanho descaso. Acudam o cafeicultor!
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2013

A iniciativa é boa. Mas, não dá para esperar para o próximo ano. Tem que ser já.
SANDRO ANDRADE BARBOSA

IBIRACI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2013

as medidas tem q ser tomadas urgente , o final do ano está muito distante. precisamos de ajuda pra ontem.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures