ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fairtrade desperta interesse de comprador holandês

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/05/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em visita a nove produtores e duas cooperativas mineiras certificadas em Comércio Justo, um dos maiores compradores mundiais de café, Niels Douqué, avaliou a lavoura e a qualidade do café da região e verificou se as cooperativas atendem às exigências sócio-ambientais do movimento.

Para o presidente da União dos Pequenos Produtores de Café Especial dos Martins (Unipcafem), Guido Reguin, a certificação só traz benefícios. "Quando produzimos um café de qualidade, nos preocupamos com uma produção sustentável e realizamos benfeitorias para comunidade, preparamos o futuro e rentabilidade de todos, evitando o êxodo rural", afirmou.

A gerente da unidade de mercados e relações internacionais do Sebrae em Minas, Raquel Brasil, destacou que a Agenda de Relacionamento é a oportunidade para o contato direto entre cafeicultores e o comprador holandês. "O empresário pretende realizar negócios em longo prazo. Por isso, quis conhecer a lavoura, produtores e estrutura dos cafeicultores do Sul de Minas", comentou.

Na opinião do representante da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos de Nova Resende (Coopervitae), Gastão Goulart, a visita do empresário holandês serve para que o produtor conheça as exigências do mercado. "Responsabilidade social e qualidade do café são essenciais para que seja estabelecida uma parceria duradoura com o comprador internacional", considerou.

Niels Douqué afirmou que a realização de negócios no Fairtrade beneficia compradores e produtores de café. "O reconhecimento e valorização do trabalho que os produtores promovem em suas comunidades é importante para o consumidor internacional. Sabemos que o café produzido não utiliza mão-de-obra infantil ou escrava e que a produção não perturba o meio ambiente".

No Fairtrade, as relações entre compradores e vendedores baseiam-se em princípios como transparência e co-responsabilidade na gestão da cadeia produtiva e comercial, pagamento de preço justo pelo produto e um bônus revertido à comunidade. Outros princípios são o respeito ao meio ambiente, não utilização de trabalho escravo, sustentabilidade ambiental, respeito à legislação e às normas trabalhistas. As informações são do Sebrae.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures