ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé debate perspectivas para o cenário cafeeiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/06/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
Autoridades e especialistas do agronegócio se reuniram na quinta-feira, 29 de maio, para avaliar as expectativas e novas possibilidades dos mais diversos setores do agronegócio, entre eles o mercado cafeeiro, no evento promovido pela BM&F Bovespa “Perspectivas para o Agribusiness”. O público conferiu o Plano Agrícola 2014/2015, apresentado pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, os instrumentos para financiamento e gestão de risco, palestra ministrada por Fábio Dutra, diretor Comercial da BM&FBOVESPA e avaliou o panorama e tendências do mercado mundial de agro, apresentado pela gerente global de Produtos da Bloomberg, Kate Chen Eisenman.

A Cooxupé esteve presente no seminário, representada por colaboradores de diversas áreas, além de membros da diretoria e do Conselho. Segundo o Vice-presidente, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, acompanhar as tendências e desafios do mercado é essencial para futuras tomadas de decisões da cooperativa, influenciando diretamente na competitividade do grão de café brasileiro, em benefício principalmente dos mais de 11 mil cooperados da área de ação da Cooxupé. “Planejar e avaliar as tendências auxilia na hora de enfrentar os desafios do mercado. Quem possui a informação está um passo a frente”, comenta.

Foto: Luciana Santos/ Café Editora
Foto: Luciana Santos/ Café Editora

Alimentar o mundo nos próximos 20, 40, 50 anos, além de políticas que promovam uma agricultura mais sustentável, mecanizada e competitiva, também estiveram no centro do debate. Melhorar o processo de armazenagem dos grãos, a logística, principalmente em função da expectativa de uma super safra que ultrapasse 200 milhões de toneladas também permearam o debate. Segundo a senadora e presidente da CNA, Katia Abreu, já estão disponíveis recursos do governo para subsidiar a construção de armazéns na propriedade. Outra informação dada pela senadora foi a “briga” pela desburocratização na liberação de defensivos agrícolas essenciais para o trato da lavoura.

Café e volatilidade
Durante o painel específico sobre café, que trouxe aos participantes as perspectivas deste mercado, o palestrante Gil Carlos Barabach, do Grupo Safras, mostrou a enorme volatilidade dos estoques de café desde 1996, consequência na oscilação de estoques mundiais do grão e quedas em produção. “O preço do café sempre esteve ligado ao estoque. Cai o número de sacas no estoque mundial, aumenta o preço. O estoque aumenta, o preço cai.

O palestrante também abordou os números mundiais do grão, avaliando demanda interna e externa e uma possível quebra de safra. “O Brasil exporta aproximadamente 30 milhões de sacas. O consumo interno está perto de 20 milhões de sacas. Só esta demanda dá um total de 50 milhões, algo muito próximo da nossa produção anual. Com os estoques mundiais relativamente baixos e a perspectiva de uma quebra de safra, os preços tendem a melhorar”, avalia.

Informações Cooxupé.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURÍCIO DE ALMEIDA RIBEIRO

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/06/2014

Mauricio Ribeiro- Poços de Caldas, MG

O agricultor precisa urgentemente de uma política cafeeira, ela existe mas não é reconhecida. Precisamos de um órgão regulador de mercado, se somos o maior produtor e o maior exportador porque não controlamos os preços deste mercado?

É impossível qualquer planejamento com preços do café tão voláteis, ora é a seca, ora é os estoques,  ora é o frio demais, ora é chuva de menos.  
NIVALDO DELLA AGOSTINI

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/06/2014

governo joga  nos  produtores  na mao   dos  especuladores   preçisamos  de um  ministro da  agricultura  que  seja  ligado  a cafeicultura  e nos defenda

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures