ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA pede rapidez na divulgação das regras do cadastro ambiental e do programa de regularização

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/02/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gilman Viana Rodrigues, pediu rapidez na divulgação da instrução normativa do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do decreto que regulamenta o Programa de Regularização Ambiental (PRA), mecanismos previstos no novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Em debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, ele alertou para as consequências de as regras não serem divulgadas. “Se não tivermos acesso ao marco regulatório, corre-se o risco da adoção de procedimentos semelhantes, mas não iguais, por diversas instituições regionais e até mesmo estaduais", afirmou. O CRA, obrigatório para todas as propriedades rurais, é o primeiro passo para a regularização de áreas com passivo ambiental.

A falta destes dispositivos legais prejudica os produtores rurais, que podem ficar sem crédito para financiar suas safras. O Código Florestal determina que eles precisam estar inscritos no cadastro cinco anos após o CAR ter sido instituído, prazo que começou a ser contado a partir da promulgação da lei. Se a instrução normativa do CAR for publicada agora, os produtores terão três anos para se adaptarem, esclareceu o presidente da Comissão.

Ele acrescentou que a CNA está “solidária e à disposição” do governo federal para auxiliar no processo de implantação das novas regras do Código Florestal, assim como para discutir ações voltadas para a preservação ambiental. “Mas precisamos ter o marco de partida, que é a clareza e a difusão da orientação regulatória para que tenhamos um rumo a seguir, inclusive com exemplos a demonstrar”, afirmou. Contou que a CNA já reuniu todas as federações estaduais para preparar técnicos que serão responsáveis por disseminar as regras do CAR e do PRA para os produtores rurais.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Meio do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Francisco Cabral, classificou como “um desafio” implementar o CAR num período de dois anos. “Todos que conhecem bem a realidade da agricultura brasileira sabem o tamanho do desafio que é o cadastramento em dois anos, como foi estabelecido por lei, para mais de 2 milhões de imóveis rurais”, afirmou na audiência da CAR. Acrescentou que o MMA está se preparando para começar, em breve, a capacitação de 30 mil pessoas, formação que será feita a distância.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures