ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clima favorece safra 2014/15 de café no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2013

2 MIN DE LEITURA

11
0
O desenvolvimento da próxima safra de café (2014/15) do Brasil, maior produtor global da commodity, está satisfatório, com as lavouras sendo favorecidas por chuvas que ajudam na granação, disseram especialistas, que não descartam uma colheita recorde.

"As chuvas que vêm ocorrendo, mesmo de forma irregular e em sua grande maioria na forma de pancadas, estão possibilitando uma manutenção da umidade do solo e consequentemente dando condições ao desenvolvimento das lavouras...", afirmou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar, em nota nesta terça-feira (10). Segundo ele, com as boas condições climáticas, o Brasil poderá registrar um novo recorde em 14/15, com colheita se intensificando a partir de junho no país.

O Brasil colheu a sua maior safra para um ano de baixa bienalidade do arábica em 2013/14, com produção estimada em 47,5 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na temporada 2012/13 (de alta bienalidade), a colheita brasileira atingiu um recorde histórico de 50,8 milhões de sacas, segundo a estatal.

A perspectiva de uma nova grande safra em 2014 tem mantido os preços no mercado internacional em patamares baixos nos últimos meses. O café negociado em Nova York tocou uma mínima de sete anos, de pouco mais de 1 dólar por libra-peso, no início de novembro, pressionado pela expectativa de grande oferta brasileira e da recuperação da produção na Colômbia. Nesta terça-feira, o contrato março era negociado a 1,1045 dólar.

"A safra 2014/15 é de bienalidade positiva e, assim, espera-se aumento na produção nacional frente ao volume colhido em 2013/14", disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise nesta terça-feira (10).

No Sul de Minas Gerais, agentes locais indicaram ao Cepea que as lavouras já estão em fase de granação e o desenvolvimento tem sido satisfatório, com o clima colaborando. Nas regiões paulistas da Mogiana e de Garça (SP), segundo o Cepea, fontes do mercado relatam que os "chumbinhos estão começando a granar e, até o momento, o desenvolvimento também tem sido satisfatório". As lavouras de café robusta no Espírito Santo também estão em fase de granação, segundo o Cepea.

"Agentes locais comentam que o clima tem sido favorável ao desenvolvimento dos grãos, com bom volume de chuvas, intercalado com dias de sol. Se tudo correr bem nos próximos meses - chuva dentro do esperado deste mês até fevereiro -, a expectativa de colaboradores consultados pelo Cepea é de que o volume produzido supere o colhido em 2013/1", disse o centro.

As informações são da Reuters, adaptadas pelo CafePoint

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/12/2013

Srs.,

Todos devem estar sabendo do flagelo pelo qual estamos passando nestes últimos dias...Um dilúvio resolveu cair sobre nós...nossa situação é de calamidade...Já não bastasse o preço do café, a seca verde pela qual estávamos passando, agora é o dilúvio.

Lavouras (inúmeras)foram e estão afetadas..submersas até... Vai ser preciso reconstruir praticamente todo o interior do ES(cidades, propriedades, estradas, pontes,represas,etc.).  Várias represas ainda correm o risco de  romperem...

Esta, está sendo muito pior que a fatídica enchente de 1979.

Mas o que prevalece é a VIDA..., enquanto houver vida, haverá  ESPERANÇA.
MARDEN CICARELLI

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/12/2013

Há uma outro fator que me faz crer que notícias como essa são colocadas somente com o intuito de pressionar (para baixo) as cotações.



Além dos tratos inferiores aos que seriam necessários, dada a "remuneração negativa" da atividade, ainda temos um problema sério que deve se agravar nas próximas semanas: A BROCA.



Tentei usar de todos os métodos preventivos, mas o bicho entrou na minha lavoura, e entrou com força. Sem Endosulfan, resta fazer o quê? Rezar pra Santo Expedito ou pra São Longuinho?



Em um ano  em que qualquer produção é bem-vinda em função do endividamento, ainda teremos a quebra de produção e de qualidade causada por uma praga sem controle. Concordo que o Endosulfan é prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Mas também é fato que os tratamentos "alternativos" não atingem o nível de controle necessário. Ou seja, não temos opção no momento. Os novos produtos não foram liberados -- e temo que, quando forem, estejam a custos proibitivos.



E agora vêm me falando que o clima vai ajudar?
FAUSTO PIMENTEL CORTES JR.

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/12/2013

Com clima ou sem clima, como o custom está acima do preço de venda, eu esqueletei todos os meus 150000 pés de café, e portanto renovo minha lavoura inteira, melhor que fazer divida em tratos e panha. É uma estratégia até uma saca de café valer a pena ser panhada, trabalhada e vendida.
AMAURI REZENDE PACHECO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2013

É Verdade!!! ¨o clima vai trazer uma super safra¨, pra nos cafeicultores mesmo! parece piada, este pessoal do artigo acima divulgado pela Reuters, daqui uns dias vai recomendar pra nos fazermos três adubações com a ajuda do clima, são elas : sol, chuva e sereno!  hora faça-me um favor né ! manda eles irem pro campo pra ver se a gente depende exclusivamente de chuva, pergunta se eles estão vendo a quantidade de grão de café que já estão caindo no chão.
ROSIMEIRI APARECIDA BUZZETI

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/12/2013

CAFÉ: Uma crise para nunca mais esquecer.

   Caros colegas cafeicultores, é com muito pesar que perto do Natal eu tenha que falar de uma classe que está sendo massacrada, tendo alguns produtores trabalhando  como escravos sem renda alguma, produtores que até perderam a vontade de viver por serem tão humilhados, "como será o Natal destes cafeicultores, pois eles não poderão dar presente algum para seus filhos".

   PRESTEM ATENÇÃO, PRODUTORES DE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO:

O café é um segmento no qual a eficiência não remunera, ela traz prejuízos, e vocês praticamente dobraram a produção da safra brasileira nestes últimos 5 anos, trazendo o preço da saca de café muito abaixo do custo de produção, sendo que no Paraná a saca varia entre 150,00 a 210,00 reais.

   O produtor de café tem que ser mais inteligente, 2011 o preço da saca de café chegou a 500,00 reais, em vez do produtor se capitalizar, guarda o lucro, não foi plantar mais café e fazer mais dívidas.

   E ai o tiro saiu pela culatra, Brasil produzindo acima de 50 milhões de sacas, Vietnam 30 milhões de sacas de café.

   Sendo assim o Natal que deveria ser feliz para todos!!! talvez não seja feliz para o cafeicultor!!!


AMARILDO J SARTÓRI

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO

EM 13/12/2013

Verdade amigos. Parece que essas análises levam apenas em consideração as lavouras vista das estradas. Seria bom que cada produtor de café relatasse a sua realidade, se eliminou algum hectare de café para utilizar com outras culturas, se manejou outros com recepa, decote ou esqueletamento, se manteve os tratos culturais necessários a uma boa produção. Vejamos: Quantas propriedades temos hoje no Brasil produzindo café? Quantas diminuíram suas áreas ou promoveram manejo que impedirão a produção nos próximos dois anos? No meu caso, eliminei dois hectares e estou reformando mais quinze que não produzirão nos próximos dois anos, sendo que o restante não terão os tratos necessários e consequentemente irão produzir menos. Produtores, por favor, relatem a atual situação de suas propriedades. Se cada propriedade eliminou pelo menos um hectare  de café e está renovando outras áreas, com média de produção de 20 sacas por hectare quantas sacas o Brasil deixará de produzir? A matemática é exata, desmonta os especuladores. Vamos lá produtores,  divulguem!!!  Se não temos ninguém para nos representar com dignidade, vamos nós mesmos assumir este papel de interlocução e estatísticas.



O futuro depende da nossa união.



Um Abraço


ANTONIO COSTA REIS

ITAMOGI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/12/2013

pois é, ainda mais que vem de um agrometereologista, e não de um agronomo, especialista em café. todo mundo quer meter o bico !!!
SAULO ANTONIO MELO SIQUEIRA

CÁSSIA - MINAS GERAIS

EM 12/12/2013

Sou cafeicultor há vários anos. Pela primeira vez leio previsões totalmente otimistas sobre a próxima safra de café brasileira com base exclusivamente no clima. Até então, depois de vários anos na atividade ´´acreditava`` que além do clima a base para produção de café estava nos tratos culturais da lavoura, tratos estes que vários produtores não estão realizando por absoluta descapitalização do setor. Porém quero ´´parabenizar`` os agrometereologistas e demais falastrões de plantão por esta ´´nova realidade`` em que nos informam que o clima poderá trazer uma nova super safra no brasil.
JOANA D ARC TEIXEIRA DE FARIA

CALIFÓRNIA - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 12/12/2013

Concordo com os dois colegas (Flávio e Marden), trabalho no campo com produtores de café e até agora não vejo otimismo (no setor de produção) e sim no de comercialização.

Sempre que o clima corre bem no período vegetativo e lançado uma nota de otimismo com a "nova colheita", mas já se buscou realmente avaliar o custo de produção frente a comercialização?

Cuidado com a galinha dos OVOS DE OURO !!!!
FLÁVIO MENESES SOARES

CAMPOS GERAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/12/2013

Nunca leio uma notícia que nossa safra será baixa ou será comprometida . . .  impressionante. Nosso produtor está as favas e continuará estando cm notícias como essa. Internet ás vezes é uma arma viu . . .



Obs: a notícia é ótima, problema é a divulgação!
MARDEN CICARELLI

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/12/2013

É interessante: em um mesmo dia, temos uma notícia de possível quebra de recorde de produtividade, e outra apontando a quebra da presente safra (ver matéria "Fundação Procafé: Réquiem à cafeicultura de montanha")



Imagine um produtor tendo que tomar decisões nesse momento: vamos ou não ter supersafra? Vamos quebrar a produção ou quebrar recordes? Vendo o resto do meu café nesse preço ou ele ainda vai dar mais um suspiro?



O Brasil destaca-se pela incapacidade de elaborar estatísticas confiáveis. Incompetências à parte, vejo um pouco de "terrorismo" em algumas notícias. O que vemos, pelo cerrado, é um grande desânimo, inadimplência no sistema financeiro, poucos investimentos. Sem conhecer bem a região, é lógico que o Sul de Minas deve estar em situação pior que aqui no Cerrado. E aqui temos, sim, lavouras novas entrando em produção, mas temos muitas lavouras esqueletadas, outras praticamente abandonadas ("vou colher o que der").



Será que, ainda assim, quebraremos recordes? Ou temos apenas notícias plantadas para sufocar qualquer sinalização altista, pequena que seja, para que "vendidos" possam lucrar mais ainda?



Tivéssemos números confiáveis -- estoques de passagem, estimativas de safra, etc -- seria fácil discernir quem é notícia real, quem é "fake". Como não temos, vamos vivendo nessa gangorra, à mercê do Sr. Mercado Especulativo, dependendo da bênção do governo em esticar nossas dívidas e da boa vontade dos agentes financeiros.



Enfim, desabafando: produzir, no país, está ficando cada vez mais difícil -- seja uma saca de café, uma tonelada de minério, um par de sapatos ou um projeto de engenharia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures