ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuva de granizo que atingiu São Sebastião do Paraíso causa grandes estragos em lavouras da região

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2013

1 MIN DE LEITURA

2
0
A forte chuva de granizo atingiu no último domingo (18/08), que atingiu o município de São Sebastião do Paraíso, no sudoeste de Minas Gerais, apresentou volume tão grande que uma grande camada de gelo se formou nas ruas da cidade. Na zona rural do município, que se destaca na produção de café, as chuvas intensas também provocaram grandes prejuízos para os cafeicultores.

“Encontramos lavouras que seguramente terão perdas de 50% ou mais na próxima safra, em função dos danos causados às plantas pela chuva de granizo. Há casos de lavouras novas que foram totalmente destruídas”, explicou o gerente do Departamento Técnico da Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso), engenheiro agrônomo Marcelo Moura Almeida, depois de receber as informações de uma equipe técnica que foi a campo dimensionar a intensidade dos estragos.

De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura, Clayton Grillo Pinto, quando as lavouras são pouco atingidas, com ferimentos leves nas folhas, as perdas para a próxima safra são pequenas ou quase nulas. Porém, quando se tem folhas rasgadas, ferimentos severos nos ramos produtivos, e até corte da parte nova do tronco no ápice das plantas, as perdas são enormes e os cafeeiros atingidos demoram para se recuperar, já que a melhor alternativa em alguns casos pode ser a realização de uma poda drástica como a recepa.

O consultor complementou.”Qualquer ferimento na planta serve como porta de entrada para microorganismos causadores de doenças, e nesse momento é imprescindível que o cafeicultor solicite assistência técnica com urgência. A intensidade dos danos nem sempre é a mesma em todas as lavouras, havendo por isso uma solução mais adequada para cada caso, o que torna importante a avaliação de um técnico”, finalizou. 

As informações são do Polo de Excelência do Café, adaptadas pelo CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SANDRO ANDRADE BARBOSA

IBIRACI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/08/2013

enquanto isso as medidas do governo não chegam aos produtores. e na Venezuela o preço do café foi reajustado para 413 dolares
DELVO FREIRE

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/08/2013

Chuva de pedra e geada realmente arrebenta a lavoura  e o ""produtor"", já passei pelas duas, em épocas diferentes, e tive cada vez de arrancar toda área atingida e plantar novamente !.........

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures