ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café especial: produtora de Carmo de Minas vence o Cup of Excellence Late Harvest 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
A cafeicultora Cinthia Dias Villela, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Carmo de Minas, região da Mantiqueira de Minas Gerais, produziu o melhor café natural do Brasil na safra 2013. A produtora foi a campeã do 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil 'Cup of Excellence Late Harvest' com a nota 92,22 pontos (escala de 0 a 100). O anúncio foi feito no Theatro Avenida, em Espírito Santo do Pinhal (SP), na noite da última sexta-feira, 17 de janeiro, durante a cerimônia de premiação do certame organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

A segunda e a terceira posições ficaram, respectivamente, com os cafés de Antonio Fortes Bustamante, da Fazenda Paraíso, localizada na cidade de Conceição das Pedras (MG), com a nota 90,25, e Márcio de Souza Franqueira, proprietário do Sítio da Serra, em Carmo de Minas (MG), com 90,19 pontos, segundo a avaliação do júri internacional do concurso. Os três primeiros colocados, por terem recebido notas superiores a 90 pontos, foram considerados cafés presidenciais.

De acordo com Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA, a qualidade apresentada pelos cafés naturais – colhidos e secos com casca – do Brasil segue surpreendendo os juízes internacionais. "Os membros do júri tiveram muito interesse e entusiasmo com a diversidade dos sabores de nossos cafés naturais, assim como havia ocorrido nas duas primeiras edições. A cada ano os cafés naturais do Brasil conquistam cada vez mais esses profissionais do exterior, o que permite a abertura de um nicho comercial excelente", destaca.

No total, 23 lotes tiveram notas superiores a 85 pontos e se sagraram vencedores do 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil 'Cup of Excellence Late Harvest' (veja a lista no site da BSCA: https://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=16). Além da premiação, essas amostras ganharam o direito de serem ofertadas no disputado leilão internacional, via internet, no dia 6 de março, quando os principais compradores do mundo voltarão sua atenção aos cafés brasileiros.

DESTAQUE FEMININO
Pela primeira na história do Cup of Excellence no Brasil uma mulher vence o concurso. Em verdade, foram duas vencedoras. Além de Cinthia Dias Villela, que conquistou o título do 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil Cup of Excellence Late Harvest, o café produzido por via úmida pela produtora Marisa Coli Noronha, no Sítio São Francisco de Assis, em Carmo de Minas, foi eleito o melhor cereja descascado/despolpado no 14º Cup of Excellence - Early Harvest, concurso também realizado pela BSCA em parceria com a Apex-Brasil e a ACE.

PATROCÍNIO E APOIO
O 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil Cup of Excellence Late Harvest é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), auditado pelo Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

As informações são da BSCA, adaptadas pelo CafePoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO BRUSSI

EM 21/01/2014

Parabéns aos vencedores (as) e parabéns a produção brasileira de cafés especiais. No que depender de nós, os cafés especiais brasileiros sempre terão posição de destaque em nosso mercado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures