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Safra de café da Índia mantém-se estável, afirma USDA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/05/2014

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A produção de café na Índia em 2014/15 está projetada em 5,1 milhões de sacas de 60 kg, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). O desempenho é levemente superior, cerca de 100 mil sacas, em comparação com a safra anterior, 2013/14. O país asiático responde por cerca de 4% da produção e exportação mundial de café.

A Índia produz café arábica e robusta (cerca de 70%). Da safra total estimada para 2014/15, 1,617 milhão de sacas são de arábica e 3,513 milhões de sacas são de robusta. A área plantada com café na Índia em 2014/15 está estimada em cerca de 410 mil hectares, praticamente estável em relação ao período anterior. O plantio está concentrado nos Estados do Sul do país, como Karnataka , Kerala e Tamil Nadu, que respondem por 85% do total, informa o USDA.

A exportação de café pela Índia em 2014/15 está prevista em 5,1 milhões de sacas. As importações do produto para o processamento e reexportação, com maior valor agregado, são projetadas em torno de 1 milhão de sacas. O país importa os grãos principalmente de Vietnã, Indonésia, Uganda e Quênia.

O chá é a bebida quente mais consumida pelos indianos, de acordo com o USDA. No entanto, o país tem apresentado um crescimento considerável no número de cafeterias e outros estabelecimentos de café nos últimos anos, embora o ritmo de expansão tenha abrandado nos últimos tempos.

No longo prazo, o consumo de café na Índia deve encontrar dificuldades para crescer, "até que o hábito de consumo em casa torne-se mais comum", avalia o USDA. Estima-se que o consumo per capita de café na Índia seja de apenas 60 gramas, ligeiramente superior ao da China, mas muito baixo quando comparado com os níveis de consumo na maioria dos outros países. No Brasil, maior produtor e exportador global do produto, o consumo per capita é de quase 5 kg. Segundo o USDA, por um bom período, "a indústria de café da Índia deverá continuar a concentrar os seus esforços em marketing e em exportações".

A reportagem é da Agência Estado.

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