ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Planta resistente à ferrugem dá esperança a guatemaltecos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/08/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Fundação Procafé
Foto: Fundação Procafé


Em uma fazenda chamada “Majadas del Tesoro”, a 238 quilômetros a leste do centro da Guatemala, um grupo de cafeicultores vem dando uma nova esperança ao setor no país com a descoberta de uma variedade da planta de café resistente à ferrugem, um fungo muito destrutivo.

A fazenda conta com cafezais resistentes à ferrugem, fungo que tem prejudicado as plantações em pelo menos 14 das 22 províncias do país e causou em 2013 perdas de quase US$ 250 milhões.

Chegar onde se cultiva o café não é fácil: após quase cinco horas de caminho, é necessário atravessar uma zona rochosa até finalmente ter acesso a “Majadas del Tesoro”, localizada no município de Camotán, no departamento de Chiquimula, que faz fronteira com Honduras.

A parte onde se cultiva a nova variedade tem uma extensão de quase 7.000 metros quadrados em que se espera uma colheita de cerca de 5.000 plantas de café imune à doença, ainda que o processo de crescimento da mesma possa demorar até três anos.

A ferrugem é um fungo que se dispersa nas plantações de café e se contagia através do vento, da roupa e dos insetos. Apareceu na Guatemala em 1980, mas um ressurgimento da doença tem afetado 70% dos cafezais em 2012 e 40% em 2013.

A nova variedade imune à doença foi encontrada pelo proprietário de várias partes da fazenda, Francisco Manchamé, após o cruzamento natural das plantas em 1984. “Encontramos uma mina de ouro”.

O resultado do cruzamento natural produziu uma planta “muito produtiva e vigorosa” que, por cada rama dá quase uma libra de café, disse ele. “Espero que com essa descoberta possa ajudar outros companheiros cafeeiros que foram afetados pela ferrugem. Diante desse problema, muitos decidiram vender seus terrenos para que se cultive milho”, disse ele.

De acordo com os dados da Associação Nacional de Café (Anacafé), entidade que engloba os produtores guatemaltecos, as exportações de café do país centro-americano caíram em 14,67% nos primeiros 10 meses da colheita de 2013-14, em parte pela ferrugem.

A nova planta, denominada “Anacafé-14”, foi apresentada em julho passado pelo dono da fazenda “Majadas del Tesoro”, Noe Guerra, durante a edição 25 do Congresso Nacional de Café na Guatemala.

Os frutos do “Anacafé-14” têm a “forma ovalada” e são “maiores” em comparação com o grão médio, de acordo com Manchamé. Também tem ramificações “abundantes”.

Após o fortuito descobrimento e produção da planta, no ano de 2005, a Anacafé detectou a parcela e em 2008, iniciou um acompanhamento e supervisão para validar tecnicamente as características do cafezal, conhecedor de seu potencial genético.

O coordenador regional de técnicos da Anacafé, Manuel Quiñónez, explicou que, depois de seis anos de pesquisa do solo, o clima e outros fatores, a planta tem “excelentes” características que “a tornam um bom café”.

A Anacafé realiza atualmente estudos de adaptabilidade da planta em outras zonas da Guatemala e que até agora tem permitido que 120 cafeicultores estejam cultivando a nova variedade. O objetivo é que esse número cresça progressivamente.

A Guatemala é o sétimo exportador desse produto a nível mundial, que, além disso, é fonte de trabalho de 1,1 milhão de guatemaltecos, 18% da população economicamente ativa, segundo dados oficiais.

O presidente da associação, Nils Leporowsk, afirmou recentemente que esperam produzir durante a temporada de colheita atual, que vai de 1 de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014, um total de 3,14 milhões de sacas de café, volume similar ao da temporada 2012-2013.

A reportagem é da agência EFE/ Tradução Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures