ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Honduras: Pequenos cafeicultores apostam em certificação ambiental

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/08/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Como parte da iniciativa para melhorar os sistemas de produção de café nas regiões mais próximas ao Parque Nacional Celaque, em Honduras, 72 fazendas cafeeiras receberam a certificação da Rainforest Alliance. O objetivo da certificação é obter a adoção e a aplicação de uma agricultura sustentável em uma zona de reserva e buscar melhorar as práticas de processamento do grão a fim de diminuir o impacto ambiental.

A iniciativa, que começou em janeiro de 2013, é executada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) ProParque através da rama técnica de Café de Qualidade de Honduras (HQC) de Beneficio Santa Rosa, com a supervisão e o apoio de Mapance, que é o grupo co-manejador de Celaque.

Esse processo de certificação não somente promove a conservação do ambiente, mas também, facilita aos agricultores ter acesso a nichos de mercado com melhores preços. O café é a principal atividade econômica em comunidades localizadas ao redor de Celaque, mas, ao mesmo tempo, representa uma grave ameaça à integridade da biodiversidade e dos ecossistemas devido ao fato de suas práticas de produção serem insustentáveis e o sistema de processamento tradicional tem um impacto negativo sobre o ambiente.

Aproximadamente 600 produtores de café e suas famílias estão recebendo capacitação, assistência técnica e acompanhamento. Além do objetivo de agregar valor ao café através da certificação de fazendas que adotam métodos de processamento sustentáveis, o programa estimula a organização de produtores de café independentes, o fortalecimento dos laços comerciais entre os grupos de produtores e exportadores de café e o registro legal das microempresas.

Ocorrerá também, como parte do projeto, assessoria aos produtores nas mesas de negociação de vendas,e proporcionará financiamento para aplicação de métodos amigáveis com o meio ambiente nos cultivos.

Os principais benefícios das fazendas de café certificadas são a conservação da vida silvestre e dos ecossistemas, o uso sustentável dos recursos hídricos e do solo, a implementação de boas práticas agrícolas e os programas de gestão de resíduos. Além disso, os trabalhadores recebem salários competitivos, que se traduzem em melhorias das casas, maior acesso a serviços de saúde e uma melhor educação para seus filhos. Nesse sentido, as fazendas de café certificadas próximas a Celaque estão contribuindo para a gestão sustentável e o uso racional dos recursos naturais de área protegida, garantindo assim que o cultivo de café seja uma atividade economicamente viável, socialmente justa e amigável com o meio-ambiente.

A reportagem é do Latribuna.hn, traduzida e adaptada pelo CaféPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures