ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialistas destacam Denominações de Origem como modelo de desenvolvimento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Durante a ExpoEspeciales 2014 – feira da Colômbia voltada para o mercado do café-, especialistas de diferentes países concordaram em destacar as denominações de origem baseadas na produção e comercialização de produtos de alta qualidade, como modelos positivos pelos benefícios que trazem para os produtores e suas regiões. A ExpoEspeciales é organizada pela Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC) como parte de sua estratégia de valor agregado para promover e visibilizar a produção de cafés da mais alta qualidade provenientes de diferentes regiões da Colômbia. É também um cenário atrativo para consumidores, compradores e profissionais da indústria cafeeira que assistem de diferentes continentes.

O reconhecimento, a defesa e o aproveitamento adequado das denominações de origem para a tequila mexicana, o café da Colômbia e os torrones de Jijona y Alicante se traduziram em desenvolvimento econômico, como expressaram vários especialistas no tema, convidados para o Seminário “Desafios das Denominações de Origem e o Mercado Internacional”, organizado pela FNC e pela Superintendência de Indústria e Comércio (SIC) da Colômbia na ExpoEspeciales 2014. No seminário, a posição de vanguarda do Café da Colômbia quanto ao reconhecimento das denominações de origem regionais e sua defesa com ajuda de tecnologia de ponta se destacou amplamente.

Luis Fernando Samper, gerente de Comunicações e Mercado da FNC, expôs sua estratégia ambiciosa de proteção de origem do café da Colômbia, para a qual dispõe de efetivos instrumentos jurídicos aplicáveis em diferentes regiões do mundo e tecnologia de ponta, como Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIRS) para detectar infrações à origem. Samper destacou que essa estratégia de diferenciação e segmentação (que inclui as Denominações de Origem regionais do Café da Colômbia) permitiram elevar a demanda e o reconhecimento pelos cafés especiais de diferentes origens, promovendo a Colômbia como a origem de cafés diversos, todos arábicas de alta qualidade.

“À medida que se segmenta a oferta, pode-se obter maior valor; as denominações de origem regionais buscam dar poder ao produtor, gerando maiores rendas às famílias cafeeiras com cafés insubstituíveis; segmentar nossa oferta permite captar o chamado excedente do consumidor”, disse Samper.

Por outro lado, o mexicano, Ramón González, diretor do Conselho Regulador de Tequila e presidente da Origin Internacional, disse que essa bebida emblemática foi a primeira denominação de origem do México, declarada em 1974. Vinte anos depois, foi criado o Conselho Regulador de Tequila e, desde então, as vendas da bebida têm crescido substancialmente. Ele disse que os benefícios diretos aos produtores foram complementados pela maior presença de visitantes e com rendas complementares que geram os visitantes na chamada “Rota da Tequila”, que, em 2013, registrou 817 mil visitantes e deixou um lucro de quase US$ 37 milhões.

Por outro lado, o secretário geral do Conselho Regulador de Torrones Jijona y de Alicante e diretor de Origem Espanha, destacou que o reconhecimento e a proteção das denominações de origem é um modelo de desenvolvimento que cresce e se consolida no mundo. “Há um progressivo aumento da implantação e extensão das indicações geográficas. Quando se reconhece uma denominação de origem, converte-se em um patrimônio”.

Por último, José Luis Londoño, Superintendente Delegado para Propriedade Industrial da SIC, ressaltou que as denominações de origem são uma ferramenta de competitividade para o agro colombiano.

Os dados são da FNC/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures