ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Começa pesquisa de novas variedades de café em El Salvador

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/02/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O projeto de pesquisa que busca desenvolver novas variedades para o cultivo de café já está em marcha. O Instituto Mundial de Café (WRC), da Universidade do Texas A&M, trabalhará com 19 países produtores – da Ásia, da África e da América – para encontrar mudas de café que cumpram com os requisitos de produtividade, resistência a doenças e qualidade na bebida.

Em El Salvador, o órgão envolvido na pesquisa é a Fundação para Pesquisas de Café (Procafe). Segundo Óscar Ramos, gerente técnico da fundação, foram recebidas já 23 variedades e esperam receber mais oito nos próximos dias. Os países de onde procedem as variedades são Índia, México, Honduras e Brasil. No entanto, El Salvador forneceu exemplares dos arbustos pacamara, que embora sejam vulneráveis a doenças como a ferrugem, têm uma qualidade de bebida que os compradores exigentes apreciam muito. Os materiais enviados pelo instituto americano que coordena todo o trabalho são cultivados a partir de 1.000 metros de altura.

As mudas recebidas por El Salvador estão em fazendas da Procafé localizadas em Usulután e Santa Ana, com fins experimentais. Os resultados poderão observar como mínimo em três anos, porque esse é o tempo que demora para o arbusto amadurecer. Uma vez transcorrido esse tempo, será determinado como se adaptarão as plantas no clima salvadorenho e se alcançarão todo seu potencial nas condições locais. “No final, haverá uma diversidade genética muito interessante”, disse Ramos.

Tim Schilling, diretor do WRC, disse que também foram traçadas metas para longo prazo. “A pesquisa em vários ‘ambientes de clima extremo’ nessa prova global nos permitirá observar como essas variedades se comportariam nos climas ‘futuros’, que serão observados entre 30 e 50 anos a partir de agora. Essa será a primeira vez que teremos a oportunidade de ver como a mudança climática afetará realmente o café no futuro”.

Os setores público e privado envolvidos na atividade cafeeira agroindustrial concordam que o parque cafeeiro salvadorenho urge uma renovação.

Há três desafios pontuais: encontras as variedades idôneas, distribuir material certificado e ter acesso a financiamento de longo prazo para o produtor.

Sobre a certificação, até o momento não existe nenhuma entidade no país que gere mudas certificadas. Somente o Centa Café, divisão especializada do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), tem autorização para garantir a procedência de uma muda em particular.

Quanto às variedades adequadas, os produtores enfrentam o dilema entre resistência a pragas e qualidade da xícara. Não há variedades suficientes que cumpram ambos os requisitos de uma vez. Carlos Borgonovo, presidente da Abecafe, disse que é o momento de promover uma mudança. “O Bourbon pode ser cultivado em áreas muito privilegiadas: boa terra, altura e condições muito especiais de micro-clima. Porém, áreas assim no país não passam de 5% do parque”.

A reportagem é do https://www.laprensagrafica.com / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures