ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia fecha novo convênio para reforçar exportações de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/12/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Divulgação/WBC - Amanda Wilson
Foto ilustrativa: Divulgação/WBC - Amanda Wilson

Durante o Congresso de Cafeicultores, a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC) e a Procolombia assinaram um novo convênio de cooperação para facilitar a pequenos produtores a exportação de cafés industrializados e especiais.

O convênio, assinado pela presidente da Procolombia, Maria Claudia Lacouture, e pelo gerente geral da Federação, Luis Genaro Muñoz, tem como objetivo coordenar, promover e implementar iniciativas de apoio de promoção às exportações de café industrializado e especial de produtores individuais, associações de produtores e de micro e pequenas empresas colombianas de produtores de café que busquem penetrar mercados internacionais.

 
Como parte do convênio, as partes também concordam em apoiar a capacitação e o fortalecimento da cultura empresarial exportadora e produtiva, articulando esforços em matéria do uso de tecnologias da informação e fortalecimento das capacidades dos cafeicultores.

“Há potencial para aumentar o número de destinos das exportações de café colombiano. São 22 os mercados já consolidados, mas há 18 em crescimento e outros que oferecem oportunidades para seguir expandindo a indústria de cafés especiais como Emirados Árabes, Noruega, República Tcheca e Turquia”, disse a Lacouture.

Muñoz, por sua vez, disse que “a aliança assinada com a Procolombia é outro passo na busca de que os cafeicultores capturem um maior valor, através de negócios diretos em que a Federação também pode ser um aliado logístico”.

As partes levarão a cabo ações pontuais encaminhadas ao projeto e execução conjunta de projetos e atividades que facilitem o cumprimento dos propósitos das entidades, que incluem:

1) Troca de informações para a elaboração de oficinas de capacitação relacionadas com Denominações de Origem, Licenças de Marca Ingrediente, Logo-símbolo Café da Colômbia, regulamentações nacional e internacionais para exportação de café e oportunidades comerciais para facilitar o trabalho de exportação do café industrializado.

2) Fortalecimento de tecido empresarial mediante estímulos a quem adequar seus produtos por meio dos programas de formação liderados pela Procolombia.

3) A Procolombia prestará apoio dentro das empresas, buscando que cumpram os requisitos e se gere a dinâmica requerida para exportar sob o programa MIPYME internacional e o MiPyme Internacional Cafés Especiais.

4) O apoio por parte da PROCOLOMBIA a micro e pequenos empresários cafeeiros, bem como a associações de produtores médios para a promoção e identificação de potenciais clientes para a exportação de café industrializado sob os programas que essa entidade lidera a nível nacional e internacional, empregando recursos acadêmicos, materiais técnicos e tecnológicos ou especializados.

5) Articulação de processos de formação e uso de tecnologias que permitam otimizar a produtividade e a presença exportadora com aplicações de conhecimento e venda de produtos.

6) Apoiar com assessoria especializada o processo exportador que permita ampliar a oferta de derivados e produtos complementares ao café com o compromisso da FNC e da PROCOLOMBIA na formação e adequação da oferta.

Esse novo convênio reforça o trabalho que desde o ano passado a Federação e a PROCOLOMBIA vêm desenvolvendo para impulsionar o potencial exportador de pequenos produtores de café, mediante oficinas e capacitações para ter acesso a mercados internacionais.

Esse trabalho conjunto das duas entidades se traduziu até agora na realização de 54 seminários e oficinas de capacitação a cafeicultores que foram realizados em 10 regiões produtoras ao longo do ano. Espera-se que até o final de 2014 um total de 7.000 produtores tenham sido capacitados em temas de comércio internacional graças a essa aliança.

A reportagem é do www.dinero.com / Tradução por Juliana Santin  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures