ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia colhe investimento em valor agregado, afirma Luis Genaro Muñoz Ortega

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
No momento em que a produção mundial de café tem sido afetada pela seca no Brasil e pela ferrugem na América Central, o café da Colômbia colhe os frutos da transformação de sua estrutura de produção e sua aposta consistente em qualidade, diferenciação, valor agregado e denominações de origem.

Nos últimos anos, temos alertado sobre a necessidade de preparar a produção de café para as incertezas criadas pela mudança climática e variabilidade. Problemas enfrentados por algumas regiões produtoras no Brasil e na América Central mostram que estávamos certos. É nesse momento que o Café da Colômbia colhe os esforços do que plantou nos últimos anos. Os preços internacionais do café mostraram uma recuperação significativa em benefício dos produtores que, com uma produção fortalecida e mais colheitas eficientes, podem aumentar suas vendas e participação de mercado. Também é nesse momento quando é desejável atrair atenção sobre a importância das instituições de café da Colômbia, sem as quais tudo o que aconteceu não passaria de um sonho. Um trabalho consistente, sério e focado permite que a Federação de Produtores de Café da Colômbia sinta-se orgulhosa do lugar que o café colombiano ocupa no mercado global.

A transformação do parque de produção na Colômbia, através da renovação dos cafezais com variedades resistentes a doenças como ferrugem, plantas mais jovens e maiores densidades, a constante aposta na qualidade, diferenciação e valor agregado, e a estratégia de proteção da origem estão mostrando seus benefícios na atual situação de aumento de preços. Essa transformação da estrutura da produção não somente protegeu a Colômbia contra a ferrugem, mas permitiu aumentar a produtividade do café e a produção nos últimos meses, o que se traduz em uma oferta confiável de café para o mercado. Durante o primeiro trimestre de 2014, a produção de café aumentou em 28% com relação ao ano anterior.

Também, graças à nossa estratégia voltada à qualidade, valor agregado, diferenciação e proteção de origem, fizemos 64% do café colombiano exportado agregar valor aos produtores. As vendas de cafés especiais continuam crescendo. A Federação exportou um total de 1,2 milhão de sacas de cafés especiais em 2013, um volume recorde, à medida que esse foi 16,2% maior que em 2012 e 12,1% maior que em 2011, o que significa qualidades premium e bem-estar aos produtores.

Foto: Bryan Clifton/ Café Editora
Foto: Bryan Clifton/ Café Editora

Com fatores como a queda da produção de café na América Central devido à ferrugem e às secas no Brasil, o café da Colômbia está em melhor posição e os compradores internacionais estão cada vez mais interessados em nosso produto, com vantagens significativas e diferenciais como fruto do trabalho acordado com a base de agricultores, que apostaram em um modelo de produção que oferece um café mais bem aceito no mundo.

Com relação às Denominações de Origem de regiões particulares da Colômbia, o trabalho feito pela Federação em Cauca, Huila, Paisagem Cultural do Café, Nariño, Santander e Sierra Nevada também renderam frutos concretos. Marcas líderes no mercado, como Nespresso, Starbucks e Suntory lançaram ou relançaram cafés regionais da Colômbia como uma nova aposta na diferenciação e posicionando seu portfólio de marcas. Essa é, sem dúvida, a aposta correta.

O artigo é do diretor executivo da Federação de Produtores de Café da Colômbia, Luis Genaro Muñoz Ortega, para o Colombian Coffee Insider.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures