ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Zona da Mata recebe Dia de Campo ATeG Café+Forte

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato do Produtores Rurais de Ponte Nova e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizou, no Campo Experimental Valo do Piranga, em Oratórios, região da Zona da Mata, o Dia de Campo ATeG Café + Forte e Balde Cheio.

Foram 120 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes, que participaram de palestras sobre implantação de café canéfora (conilon), nutrição de café arábica, qualidade do leite e silagem de trigo para bovinos. As temáticas agradaram especialmente por trazerem inovações para as duas cadeias produtivas de maior destaque na região.

O presidente do Sindicato de Ponte Nova, Francisco Augusto de Castro Gomes, destacou a importância do encontro para o desenvolvimento do agronegócio na região. “Os produtores rurais são essenciais para a economia do Brasil precisam estar cada vez mais capacitados para atender às exigências do mercado. Parabéns a todos que vieram aproveitar esse momento de conhecimento”, disse.

O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, afirmou que o encontro cumpriu o objetivo de aproximar o conhecimento técnico e científico da realidade de produtores, e atuais e futuros profissionais: “Aqui o produtor ver o que está sendo feito e o que está dando resultado na prática e que pode ser levado para sua propriedade e isso é muito importante”.

Na estação sobre canéfora, pesquisadores da Epamig mostraram as áreas potencias para a implantação da espécie em Minas Gerais e o resultado do trabalho realizado em Oratórios há mais de uma década, que atesta o município como um dos territórios propícios para o cultivo do conilon.

Café e piscicultura

Os escritórios regionais do Sistema FAEMG/SENAR/INAES de Viçosa e de Juiz de Fora realizarão, também em parceria com a Epamig, o Dia de Campo ATeG Café Conilon e Piscicultura de Corte e Ornamental, em Leopoldina, no dia 2 de dezembro.

Wander Magalhães, gerente em Juiz de Fora, acompanhou o encontro em Oratórios e destacou: “O evento foi um sucesso porque trouxe assuntos pertinentes aos produtores e eles poderão levá-los para sua propriedade e multiplicá-los na sua região. Certamente também teremos grande presença de produtores em Leopoldina”.

O evento foi o primeiro realizado pela Epamig Sudeste depois do fechamento devido à pandemia. Na avaliação do chefe geral da instituição, Francisco Oliveira Silva, foi uma excelente forma de retomar as atividades presenciais no Campo Experimental. “Ficamos satisfeitos com o trabalho feito em parceria e principalmente com o interesse do público que se mostrou atento e participativo em todas as palestras”, pontuou.

O Laticínios Porto Alegre foi apoiador do evento. O técnico de Capitão de Leite da empresa, Emerson Simão, ministrou palestra sobre a qualidade do leite e enfatizou que produtores qualificados fazem a diferença para o laticínio e por isso e presença no evento torna-se oportuna.

Para o instrutor Milton Flores, o trabalho do Sistema Faemg e da Epamig são complementares e a parceria é vantajosa para toda a sociedade. “Os produtores estão interessados em se profissionalizar e espaços como o Dia de Campo são extremamente úteis para o desenvolvimento de suas atividades no ATeG. Essas práticas ajudarão a transformar as propriedades em empreendimentos sustentáveis”, disse.

O pesquisador da Epamig, Maurício Coelho, levou aos participantes a silagem de trigo como uma inovação. Ele apresentou a alternativa que já está sendo implementada com sucesso em Patos de Minas e pode ser usada na região como opção economicamente viável para criadores de gado de leite e corte.

As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures