ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor inicia preparativos para o cinquentenário da OIC no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/11/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta última terça-feira (13), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, convocou o setor produtor da cafeicultura nacional, em especial o mineiro, para tratar do Programa de Comemoração dos 50 Anos da Organização Internacional do Café (OIC) e da rodada de reuniões da entidade, as quais serão sediadas em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do Brasil, no ano que vem.

O encontro contou com a participação do Conselho Nacional do Café (CNC), da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Organização das Cooperativas (OCEMG/Sescoop-MG) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), da Emater-MG, de representantes de sindicatos e cooperativas de produtores, além do secretário de Transportes e Obras Públicas do governo mineiro, Carlos Melles, profundo conhecedor de café e presidente da Cooparaiso, cooperativa associada ao CNC.

De acordo com Silas Brasileiro, presidente executivo do Conselho, a reunião de ontem deu início ao planejamento conjunto para a celebração do cinquentenário da OIC no Brasil e para a segunda vez em que a rodada de reuniões da Organização ocorrerá em território nacional. "Salientou-se que esta é uma oportunidade ímpar para estreitarmos o relacionamento com os consumidores e para mostrarmos, in loco, aos representantes de todo o mundo, a diversidade, a qualidade e a produção cafeeira embasada nas sustentabilidades econômica, social e ambiental do Brasil", ressalta.

O presidente executivo do CNC anota que a proteção ao cafeicultor mundial também é uma das preocupações dos organizadores. "Vamos destacar muito isso, porque o produtor é o elo mais fraco da cadeia, por isso merece um cuidado maior e essa defesa vem exatamente ao encontro dos ideais da OIC. A cafeicultura é um fator de desenvolvimento para muitas nações e surge, em alguns casos, como oportunidade única de trabalho e fonte de renda", explica.

Segundo ele, o próximo passo para a definição do cronograma de atividades para a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café em Belo Horizonte será uma reunião com o governo federal. "Temos apoio incondicional dos Ministérios da Agricultura, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, os quais são fundamentais nesse planejamento. Além disso, a participação da presidente Dilma Rousseff é fundamental, haja vista que o evento contará com a presença de vários chefes de estado de outros países produtores e consumidores de café e também porque, apesar de Minas ter assumido a atribuição, esta é uma realização de toda a cafeicultura nacional", conclui Brasileiro.

As informações são do CNC, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures