ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Secretaria de Agricultura de São Paulo estabelece nova resolução para produção de mudas de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 25 de novembro, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), situada em Franca (SP), recebeu o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, que assinou a nova resolução para a produção de mudas de café. O evento contou com a presença do deputado federal Baleia Rossi, do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, do presidente da Cocapec, Carlos Yoshiuki Sato, e do secretário-executivo da SAA, Francisco Matturro.

A preocupação do setor com essa normativa era porque ela colocava que, a partir do próximo ano, a produção de mudas não poderia ser feita no solo e em sacos de polietileno, o que encareceria a produção e afetaria toda a cadeia produtiva.

Após pedido do setor, a Secretária de Agricultura atendeu ao pedido dos cafeicultores e estabeleceu nova resolução, revogando a mudança prevista, além de trazer simplificação para a produção de mudas com a garantia da sanidade do café.

O texto da nova resolução busca uma regulamentação justa e de aplicação real. Objetivou-se, com a nova norma, a qualidade fitossanitária das mudas de café, com ênfase no controle da disseminação de nematóides.

“Os produtores de muda seriam prejudicados, ou seja, toda a produção de café seria afetada, diminuindo a renda do produtor com efeitos que chegariam até o consumidor. Por isso, aqui, estamos cumprindo o papel público de atuar pelos produtores e para a população”, pontuou Itamar Borges, ao falar também de outras ações em que a Secretaria atuou com celeridade pelo Agro Paulista, como no GTA de equídeos, na nova Resolução da Heveicultura, com Recuperação de estradas com o Melhor Caminho, pelo Programa Segurança do Campo com viaturas para fazer ronda rural 24 horas por dia, pelo Programa Rota Rural, pelo Agro Legal com o Cadastro Ambiental Rural, além do crédito emergencial pelo Feap e dos programas para combater incêndios.

“A Defesa Agropecuária cumpre seu papel. Nossa missão é a sustentabilidade da agropecuária paulista e a garantia fitossanitária. A muda de café paulista continuará sendo a melhor muda”, disse o coordenador da Defesa Agropecuária, Luis Bianco.

Ainda estiveram presentes no ato o prefeito de Itapuã, Gerson Alves; o coordenador da CATI-CDRS, Alexandre Grassi; o diretor da EDR Franca, Geraldo Nascimento; o diretor EDA de Franca, Matheus Martins; o presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça; o presidente Sindicato Rural de Pedregulho, Ely Brentini; o diretor da SRB, Marcus Faleiros; o diretor vice-presidente da Cocapec, Alberto Rocchetti Netto; o diretor comercial da Cocapec, Saulo Faleiros; o ex-presidente da Cocapec, João Toledo; o ex-prefeito de Jeriquara, Sebastião Dal Piccolo; representante do deputado federal Arnaldo Jardim, e dos deputados estaduais Léo Oliveira e Barros Munhoz, além de lideranças de cafeicultores de diversas regiões do estado.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures