ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

República Dominicana e Honduras firmam acordo para incrementar produção de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
República Dominicana e Honduras, ambos países exportadores de café, firmaram um convênio para a implementação de um programa de cooperação técnica para impulsionar a produção do grão, informou a Chancelaria local.

O acordo foi assinado pelo responsável pelo Conselho Dominicano de Café (Codocafé), José Fermin Núñez, e do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé), Víctor Hugo Molina, na presença de representantes de ambas as nações.

A iniciativa permitirá uma troca dinâmica nos campos de tecnologias e sistemas agronômicos de produção e materiais genéricos desenvolvidos por ambas as partes. Contempla ainda o desenvolvimento de sistemas associativos dos produtores e um amplo programa de assessorias e capacitação técnica nas áreas de maior desenvolvimento competitivo dos dois países.

Honduras considerou que, com esse acordo, poderia aproveitar da República Dominicana tecnologias para desenvolvimento de sistemas de manejo e aproveitamento de zonas cafeeiras no comércio do turismo rural, enquanto poderia oferecer oportunidades de mercado para as linhas de produção de café superior que são fabricados no país.

A nota sobre o acordo destacou que Honduras desenvolveu um ambicioso plano de melhoramento da produção e qualidade de suas plantações, com excelentes resultados na implementação de boas práticas de cultivo e no controle da ferrugem do café, uma área crítica na recuperação da produção cafeeira dominicana. Além disso, a nota informa que o país tem atualmente "uma posição proeminente como um dos produtores de alto nível no mercado cafeeiro mundial, obtendo o desenvolvimento de um importante mercado de qualidade e preços preferenciais".

Honduras se encaminha para se tornar o segundo país produtor de café da América Latina, depois do Brasil. No entanto, dados do Codocafé informam que no ano cafeeiro de 2010-11, as exportações do grão representaram mais de US$ 26,2 milhões para a República Dominicana, sendo essa a maior geração de divisas pelas exportações do grão em mais de uma década.

O diretor executivo do Codocafé anunciou recentemente um plano para recuperar 700.000 propriedades que foram dedicadas a outros cultivos. Para realizar esse plano e, também, controlar a ferrugem que afeta atualmente cerca de 500.000 propriedades, requer-se um investimento de cerca de US$ 162,5 milhões.

As informações são da agência EFE, traduzidas e adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures