ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Relatório da hEDGEpoint destaca razão estoque/uso de cafés suaves e impactos sobre diferenciais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

As cotações do café em NY estavam em faixa de consolidação, com suporte em 170 c/lb. Porém, com dois grandes riscos baixistas: a incerteza gerada pós-quebra do SVB e a flutuação entre sentimento de aversão e apetite ao risco, em conjunto à pressão de venda dos produtores brasileiros em antecipação à colheita 23/24.

 

Com taxas de comercialização historicamente baixas para a safra 22/23, os estoques viraram um ponto baixista para o mercado, principalmente às vésperas da colheita de 23/24 - safra não recorde, de forma alguma, mas com maior produção de arábica quando comparado ao último ciclo. Além disso, a média móvel (MM) de 7 dias ficou abaixo da MM de 14 dias e os preços se estabeleceram abaixo da MM de 100 dias, o que contribuiu para a pressão de baixa.

Os diferenciais na Colômbia e em Honduras também foram pressionados esta semana, chegando a 46 c/lb e 22 c/lb, respectivamente - enquanto outras qualidades atingiram níveis ainda mais baixos de diferenciais nas duas origens.

Para contextualizar: no ciclo 22/23, a produção global de suaves caiu novamente, com problemas climáticos e de desinvestimento impulsionando essa queda. Para 23/24, há potencial de crescimento, embora ainda abaixo do recorde de 18/19. Consequentemente, a relação E/U aumenta apenas 1 ponto percentual.

Os produtores têm estado de fato à margem de forma geral, esperando uma resposta em NY, o que impactou diretamente nos números das exportações para a maioria das origens. As exportações da Colômbia caíram 15% no ano, e as de Honduras, 10%. Portanto, há um impacto da oferta limitada, de fato, mas os produtores à margem e o menor interesse por esses cafés também estão desempenhando um papel na dinâmica dos suaves.

Para os próximos meses, o desenvolvimento da safra 23/24 estará em andamento nessas origens. Até agora, a Colômbia esteve sob a influência do La Niña: chuvas consistentemente altas. O mesmo pode ser dito de Honduras. Apesar dos problemas que as chuvas trouxeram para o ciclo 22/23, esses níveis de chuva são atualmente positivos para a produção, pois serão necessários sob um El Niño ativo - que traz clima mais seco, especialmente na América Central.

Confira aqui o relatório completo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures