A região do Cerrado Mineiro é a primeira Indicação Geográfica de café do Brasil.
A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com o apoio do Sebrae-MG desenvolveu uma nova estratégia baseada no conceito ´Café de Atitude´.
O Café de Atitude expressa esse novo mundo do café que está passando por uma evolução incrível. "Café de Atitude é um jeito de pensar, de agir, de influenciar os produtores, produzir cafés éticos, e mais", comenta Paulo Vischi, diretor de estratégia da Be Consulting, empresa de consultoria de gestão e inovação responsável pelo projeto de branding da região.
As formas de produzir , comercializar e preparar o café estão mudando. Além disso, os consumidores estão mais conscientes e buscando produtos de qualidade, sustentáveis, originais, de atitude.
Segundo Paulo Vischi, os jovens de 18 a 28 anos são os verdadeiros formadores de opinião, que contróem uma visão de mundo. Sendo assim, a necessidade de mudança surgiu da descoberta do perfil do consumidor, de acordo com o que acontece no mundo e com as pessoas.
"O Brasil não está a frente dos demais países pois ainda está focando no produto e não nas origens. Na Guatemala e México por exemplo o foco é nos produtores", analisa Vischi.
Foi exatamente pensando nisso que a marca passou de Café do Cerrado para Região do Cerrado. "A história do café está na origem e o valor está no saber fazer do ser humano para influenciar a altitude, o solo, clima da região".
Paulo Vischi acredita que muitos compradores não veem o valor dos cafés brasileiros, o estilo de vida dos produtores, o modo de produzir, as caracterísitcas específicas do produto influenciada pela forma de produzí-lo. Contudo isso pode ser trabalhado e o reconhecimento conquistado.
Para Juliano Tarabal, Superintendente da Fundação Café do Cerrado, a nova estratégia da Região do Cerrado Mineiro vai além do produto café. "Nosso propósito é integrar, desenvolver e conectar as pessoas, influenciando a transformação e a evolução da cultura do café. Nós ajudamos as pessoas do mundo do café a fazer mais e melhor", diz ele.
O produto Café de Atitude
O ´Café de Atitude´ incorpora todos os aspectos produtivos, sociais e culturais da Região do Cerrado Mineiro. Por isso, é um produto ético, rastreável e de alta qualidade:
Ético: cafés produzidos com práticas sustentáveis, que gerem desenvolvimento, reconhecimento e valor compartilhado para os produtores, para a Região do Cerrado Mineiro e para os parceiros estratégicos.
Rastreável: cafés produzidos por um processo de produção único, tendo como base os atributos singulares da indicação geográfica protegida da Região do Cerrado Mineiro, comprovados e garantidos pela certificação de origem, sustentabilidade e qualidade.
Alta qualidade: cafés diferenciados, produzidos com origem preservada em um terroir singular que caracteriza a Região do Cerrado Mineiro.
A marca
Recém lançada, segundo Vischi a marca da Região do Cerrado representa uma explosão de integração e conhecimento, além da conexão.
De acordo com ele, a marca não é um desenho e sim uma ideia. " A ideia tem que ser simples e relevante e as pessoas têm que entender e viver essa marca".
O trabalho agora é criar valor junto às organizações e produtores para que se possa construir um futuro para a região, traçando o caminho que a região deve seguir e a capacidade de onde pode chegar, assim como extender o projeto para as demais regiões produtoras do Brasil.
Natália Fernandes, de Houston, enviada pelo Sebrae/MG