ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa ATeG abre novos grupos ano Zona da Mata e Centro-Leste de Minas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Até o final do ano mais de 450 produtores rurais de 18 cidades da regional Viçosa do Sistema Faemg passarão a fazer parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Serão 16 novos grupos abertos no segundo semestre de 2022.

Em todo o ano, a regional somará 21 novas turmas de produtores recebendo assistência técnica e gerencial de forma gratuita. Os Sindicatos dos Produtores Rurais, demais entidades cooperadas e parceiros locais são os responsáveis pela mobilização das turmas.

Os novos grupos contemplam as cadeias: Café (4), Bovinocultura de Leite (4), Bovinocultura de Corte (3), Agroindústria da Cachaça e do Queijo Minas Artesanal (2), Ovinocaprinocultura de leite (1), Apicultura (1) e o grupo piloto de Silvicultura.

Marcos Reis, gerente do Sistema Faemg em Viçosa, enfatizou que ampliar os grupos de ATeG no estado é foco da entidade, uma vez que o programa gera excelentes resultados. “Com o acompanhamento contínuo dos produtores, temos conseguido avançar muito nos indicadores econômicos das propriedades e na qualidade de vida dos participantes”.

O profissional ainda pontuou que o Sistema Faemg e as entidades cooperadas buscam parceiros para viabilizar a expansão do programa. “Quanto mais grupos conseguirmos abrir, com sustentabilidade e responsabilidade, melhor para o produtor e para os Sindicatos”.

As novas turmas são formadas por pequenos e médios produtores dos municípios de: Caputira, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé, Raul Soares, Lajinha, Chalé, São Domingos do Prata, Alvinópolis, Dom Silvério, Dionísio, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Espera Feliz, Araponga, Rio Casca, Simonésia e Carangola.

Espera Feliz terá um grupo de ATeG Café+Forte, o segundo da cidade, e um do programa ATeG Balde Cheio. “Somos uma bacia leiteira com grande potencial, mas os produtores estão desestimulados. Acreditamos que o ATeG vai ajudá-los a melhorar a qualidade do rebanho, do leite e da gestão para alavancar a produção e isso será muito rico para toda a região”, afirmou Leonardo Chaves, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz.

Rio Piracicaba terá o seu primeiro grupo de ATeG e a expectativa é alavancar a pecuária leiteira do município, principal atividade da economia agrícola da cidade que tem grande potencial produtivo. “O programa vem somar forças na promoção do desenvolvimento econômico sustentável, através das informações que serão levadas diretamente ao produtor rural juntamente com orientações essenciais para o crescimento da sua produção”, disse Tatiana de Melo Camilo, mobilizadora da ACIARP.

Os novos grupos abertos nos municípios de Rio Casca e Araponga, farão parte do projeto ATeG Inclusão Produtiva (https://www.faemg.org.br/noticias/direito-a-assistencia-tecnica-e-gerencial-para-todos). Nesse modelo, os produtores serão acompanhados por um ano, com visitas presenciais e remotas.

O gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg, Bruno Rocha de Melo explicou que o projeto é uma modalidade de ATeG pioneira no Brasil e abarca um grupo importante de produtores que terão acesso a tecnologias para o desenvolvimento econômico.

“Com foco em propriedades de baixo valor de produção e que ainda não tem a comercialização como foco do trabalho, o projeto abrirá novas perspectivas aos produtores rurais que passarão a entender sua propriedade como um negócio. É uma grande oportunidade de fortalecer nossa base e criar uma massa de empreendedores rurais”.

As informações são da Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos – Regional Viçosa

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures