Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Produtores devem fugir da homogeneização de produto |
2 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
JOSE EDUARDO FERREIRA DA SILVABELO HORIZONTE - MINAS GERAIS EM 27/12/2007
Vinícius,
Repare que a estrutura de mercado de uma cadeia de café arábica, por exemplo, é desfavorável ao produtor. São poucos fornecedores de insumos (concentração de mercado antes da porteira) e poucos compradores depois da porteira (atacadistas, torrefadores, etc). Nem quero falar do mercado internacional de torrado e moído, no qual uma meia dúzia de empresas detém um naco enorme do mercado. Isso configura uma imperfeição do mercado, ou seja, aquele modelo de competição perfeita (muitos agentes compradores e fornecedores, produtos homogêneos, perfeitos substitutos entre si, no qual não existe restrição à entrada e saída de agentes, etc) não se aplica. A estrutura de mercado, neste caso, sobretudo no relacionamento do produtor com os compradores requer uma estratégia diferente. Quando se tem um mercado comprador concentrado (atacadistas, torrefadores, etc) a estratégia (ou conduta) deve ser diferenciada para que o resultado (desempenho) seja diferente. Daí que falo que o produtor (um grupo restrito deles) deveria ter uma "carta na manga", um produto diferenciado (mas com reserva de mercado em relação a estes atributos). Isso daria mais poder de barganha aos produtores. Não adianta apenas ter um "gourmet", pois qualquer um pode (teoricamente) produzí-lo, o que o levará um dia a ser "commodity", um produto homogêneo. Falo de atributos com reserva de mercado, com "restrição" à entrada de agentes (produtores). Conheci produtores de batatas da região de Aquitaine, sul da França, que obtém variedades com atributos culinários específicos (p/ fritar, para fazer batata assada, e inúmeras propriedades específicas para cada variedade). Se você der uma passada num supermercado qualquer pelo Brasil verá que as bancas de batata não são diferenciadas, sem atributos culinários (ou outros) específicos, diferenciados. Lá na França as batatas vêm embaladas em saquinhos com uma marca, com o atributo culinário, etc, e tem por trás uma cadeia de suprimentos bem organizada, com contratos amarrando desde o produtor, passando pelo atacadista/beneficiador, até chegar ao supermercado. Mas a base de tudo está na pesquisa para obtenção dos materiais genéticos (de propriedade dos produtores), o que assegura a um grupo de produtores uma renda mais digna, e um poder de barganha maior frente aos atacadistas. Só lembrando, a pesquisa e extensão por lá é privada, e a estratégia de ação destes serviços é determinada pelos produtores, com foco no mercado. Também os produtores se organizam, não em entidades genéricas como a nossa CNA e federações, mas em associações específicas de cada cadeia (batata, tomate, trigo, etc). Fora outros organismos como cooperativas e empresas privadas ligadas a estas cooperativas de produtores. A pergunta é: será possível organizar uma cadeia de café desta forma? O que deve mudar em termos de estratégia, organização, postura dos produtores etc para que isso seja possível? A coisa não é tão simples e tampouco fácil, mas talvez seja compensador. |
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
CAFÉPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES EM PARCERIA COM A CAFÉ EDITORA
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Barão de Tatuí, 387 - Vila Buarque - São Paulo (SP)
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex