ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção mundial de café pode ser impactada por efeitos do El Niño

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/05/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Após a ocorrência do fenômeno climático La Niña por três anos consecutivos, o que impactou o clima e, consequentemente, a produção de café em vários países, os dados da agência americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) têm apontado para uma condição neutra no segundo trimestre de 2023, mas com a possibilidade da ocorrência do El Niño a partir do terceiro trimestre do ano. 

De acordo com a previsão divulgada pelo NOAA, existe uma probabilidade acima de 80% da ocorrência do fenômeno a partir do trimestre junho/julho/agosto (JJA), com os modelos preditivos indicando que o fenômeno deverá ser de intensidade moderada.

Tendo em vista as mudanças climáticas causadas pela chegada do El Niño, este estudo tem o objetivo de apresentar os possíveis impactos na produção de café nos principais produtores mundiais da commodity.

Previsão probabilística de El Niño e La Niña, e projeção de variação da temperatura de superfície do Oceano Pacífico (°C):

Brasil

Historicamente, o fenômeno climático traz chuvas para o sul do país, o que potencialmente cobriria regiões sul do cinturão de café e um clima mais quente para parte do cinturão cafeeiro no sudeste e nordeste brasileiro. Com as frentes frias bloqueadas no sul do Brasil, as ondas de frio não podem ir para o sudeste, promovendo temperaturas acima do normal nos cafezais em partes da região sudeste. Algumas ondas podem mover-se em partes para o norte do Sul do Brasil e em regiões de São Paulo. No entanto, em geral, o risco de geada é baixo. 

O El Niño ocorreu pela última vez entre os anos de 2014 e 2016, com o fenômeno atingindo intensidade forte em 2015 e no início de 2016. Naquela ocasião, a ocorrência do fenômeno provocou uma seca intensa nas regiões produtoras de café canéfora, no Espírito Santo e extremo Sul da Bahia. Como resultado, a produção brasileira para o tipo caiu de 17 milhões de sacas, em 2014/15, para 13,3 milhões, em 2015/16 (-21,8%), e para 10,5 milhões, em 2016/17 (-21,1%). Desta maneira, entre 2014 e 2016, a produção brasileira de robusta teve uma redução de 38,2%. 

Caso o fenômeno se confirme, os impactos sobre as regiões produtoras de canéfora poderiam ser diferentes, tendo em vista que houve um grande investimento em reservatórios hídricos e em sistemas de irrigação mais eficientes após a forte seca de 2016. Além disso, até o momento, a média dos modelos tem apontado para uma intensidade moderada, menor que o observado naquela ocasião.

Para a produção de café arábica, a chegada do El Niño pode atuar de forma favorável à produção da espécie, já que o fenômeno não está associado ao atraso das chuvas no cinturão cafeeiro, como ocorreu com La Niña. Desta forma, existe a expectativa do retorno adequado das chuvas durante o segundo semestre do ano. 

Sudeste Asiático 

A região do sudeste asiático tem grande importância na oferta mundial de café canéfora, já que lá estão localizados dois grandes países produtores, o Vietnã e a Indonésia. De forma geral, a região do sudeste asiático sofre com um clima predominantemente seco quando o El Niño ocorre entre os meses de junho a agosto, e com um clima seco e quente quando ocorre entre dezembro e fevereiro. 

No caso do Vietnã, apesar de não ter uma correlação tão expressiva com os dados de produção, a ocorrência do El Niño, principalmente de intensidade forte, pode ter um impacto negativo na produção. Considerando os modelos probabilísticos, que indicam uma maior chance de ocorrência do fenômeno a partir do trimestre junho/julho/agosto, o El Niño ocorreria durante o período crítico de desenvolvimento dos frutos no país.

Na Indonésia, considerando os dados históricos, não houve correlação entre a produção de café robusta e a variação da temperatura no oceano pacífico. 

Colômbia, México e América Central 

Se, para alguns países, a possibilidade da chegada de um clima seco, provocado pelo El Niño, pode ser um ponto de alerta com relação à produção, para a América Central e, principalmente, para a Colômbia, a perspectiva de um clima mais seco traz um otimismo com relação à produção de café. Desde o segundo semestre de 2020, a ocorrência do La Niña trouxe volumes excessivos de chuva para os países da América Central e Colômbia, o que impactou negativamente a produção de café por lá. 

No caso da Colômbia, o volume de chuva e a cobertura excessiva de nuvens reduziu o balanço energético disponível para as lavouras, sem contar os problemas logísticos e estruturais causados pelas chuvas torrenciais. A produção colombiana totalizou 14,1 milhões de sacas em 2019/20, mas recuou para 13,4 milhões (-5%) em 2020/21 e para 11,8 milhões (-11,9%) em 2021/22, de acordo com os dados do USDA. Portanto, a princípio, a ocorrência do El Niño tende a beneficiar a produção colombiana de café. 

As informações são do Notícias Agrícolas (por Fernando Maximiliano).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures