ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsões do tempo para a semana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/11/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
As chuvas vão se firmando sobre o cinturão produtor de café do Brasil. Começaram pela zona da Mata, ainda na semana passada quando uma frente fria ficou estacionada no litoral da Bahia.

Para essa semana se espera uma outra frente fria, dessa vez trazendo vários dias de chuva para a parte norte da Região Sudeste, ou seja zona da Mata dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Na terceira semana de Novembro, as chuvas devem continuar sobre o Sudeste, com menor intensidade mas espalhadas também sobre a parte sul da Região.

Região Sudeste

13/11: Na terça-feira, a frente fria consegue organizar a umidade da Amazônia e as instabilidades ganham força. Há previsão de chuva para os 4 Estados da Região. Em partes de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, a chuva vem somente no fim do dia na forma de pancadas mas, entre o sul mineiro, norte de São Paulo e Rio de Janeiro a previsão é de chuva o dia inteiro. Além disso, volta o potencial para temporais principalmente entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Com mais nuvens no céu, as máximas tem uma pequena redução mas, ainda faz calor.

Tendência: Na quarta-feira, a frente fria mantém o tempo chuvoso e com potencial para temporais entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Em alguns pontos do Estado capixaba, os volumes acumulados serão superiores à 50mm. Em grande parte do Rio de Janeiro, sul de Minas e em todo o Estado de São Paulo o tempo fica firme na maior parte do dia. No litoral de São Paulo, os ventos úmidos que sopram do oceano e no interior, as altas temperaturas provocam pancadas de fim de tarde em pontos isolados. As instabilidades provocadas pela frente fria mantém o tempo instável na Região Sudeste ao longo dos próximos dias. As chuvas mais fortes permanecem concentradas entre Minas Gerais e Espírito Santo, o que aumenta o potencial para deslizamentos nestes Estados. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a chuva vem na forma de pancadas e o potencial para transtornos é melhor. Com relação as temperaturas, o calor ganha força e em grande parte de São Paulo, os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo do ideal no período da tarde.

Região Nordeste

13/11: Na terça-feira o tempo segue firme e sem previsão de chuva na maior parte do Nordeste. A madrugada terá uma pequena queda das temperaturas mas, não faz frio. À tarde, o sol eleva rapidamente as temperaturas e volta a fazer calor. Novamente, a chuva fraca e isolada atinge o sul da Bahia e partes do Maranhão.

Tendência: Na quarta-feira as instabilidade conseguem avançar um pouco e ganham força. A chuva atinge grande parte da Bahia e o sul do Piauí e Maranhão. Há inclusive potencial para temporais no sul da Bahia. Na regiões que não chova, embora ocorra um aumento da nebulosidade segue fazendo calor e os índices de umidade do ar permanecem muito baixos.

Nos próximos dias, a novidade vai para a volta da chuva fraca para parte do litoral do Nordeste. Mas, a chuva mais forte segue restrita aos Estados do Piauí, Maranhão e Bahia, onde há potencial para temporais. No interior nordestino, não há previsão de chuva e a seca se agrava ainda mais.

Região Sul

13/11: A terça-feira começa com tempo firme e predomínio de sol em grande parte da Região Sul. Por esse motivo, apesar do friozinho no começo do dia, as temperaturas entram em elevação nos 3 Estado, principalmente no oeste da Região onde faz calor a tarde. Na faixa leste, os ventos úmidos que sopram do oceano deixam o céu com mais nuvens, as temperaturas não sobem tanto e chove no período da tarde. Novamente, a chuva vem na forma de pancadas rápidas e isoladas o que não deve trazer grandes transtornos.

Tendência: Na quarta-feira pouca coisa muda na Região. Com menos nuvens no céu, há um aumento na amplitude térmica, ou seja, a madrugada fica ligeiramente mais fria e a tarde tem as temperaturas mais elevadas que nos últimos dias.

Com as altas temperaturas da tarde e, com os ventos úmidos que sopram do oceano, ocorrem pancadas de chuva rápidas e em pontos isolados no fim da tarde. De uma maneira geral, os próximos dias na Região Sul serão de tempo seco e elevação das temperaturas. Sem o avanço de novas frentes frias e com a umidade da Amazônia concentrada no Sudeste e Centro-Oeste, a chuva vem somente na forma de pancadas isoladas no fim do dia. Além da volta do calor, os índices de umidade relativa do ar ficam novamente muito abaixo do ideal nos municípios mais a oeste da Região.

As informações são de Somar, Inpe e Newscafeicultura, adaptadas pela Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures