ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presidente da Cocatrel comenta safra cafeeira 2022/2023 no primeiro dia de Expocafé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Nesta quarta-feira (25), foi oficialmente aberta ao público a 25º edição da Expocafé. Para a abertura foram reunidos produtores, empresários e autoridades mineiras. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância econômica da cafeicultura, carro-chefe das exportações mineiras no segmento do agronegócio. “Metade da safra nacional é produzida em Minas. O café respondeu por 52% das vendas externas do setor no período de janeiro a abril, alcançando US$ 2,4 bilhões. São números emblemáticos que traduzem a importância do café para o mineiro”, disse.

Thales destacou o papel dos cafés especiais dentro dos ciclos que envolvem a cafeicultura nacional: “a primeira onda da produção cafeeira envolveu uma preocupação com a sanidade e o combate às doenças. No segundo momento, foi a produtividade e, nesta terceira onda, o foco está na produção de cafés especiais. O café commodity é importantíssimo, dá sustentação ao negócio, mas o café especial agrega valor e tem destaque no mercado. A Expocafé é um espaço importante para transferência de tecnologias e uma oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade de Minas para investir na produção de cafés diferenciados”.


Público presente na abertura da Expocafé 2022 - Foto: Kelly Brito

O presidente da Cocatrel, Marco Valério, destacou a honra de retomar o evento presencial e a euforia dos produtores em poderem olhar olho no olho e fechar negócios. Sobre a safra 2022/2023, ele destaca que é uma situação difícil por conta da seca prolongada, da geada e da guerra entre Rússia e Ucrânia, que explodiu os preços, mas a qualidade está muito boa e com um volume razoável.  

A diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, iniciou sua fala com agradecimentos especiais aos cafeicultores mineiros. Ela reiterou que o agronegócio não parou ao longo da pandemia de Covid-19, feito responsável por garantir alimentos suficientes e de qualidade nas mesas das pessoas, além de manter ativa a economia do setor. “Quero fazer um agradecimento muito especial a todos os cafeicultores do nosso estado de Minas Gerais. Vocês são os grandes persistentes da luta diária no meio rural. Sei das dificuldades que enfrentamos, afinal, também sou uma produtora. Por isso eu reforço que, sem a agricultura, teríamos passado por essa pandemia tão devastadora de maneira muito mais difícil”, afirmou.

O deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, reforçou as palavras de Nilda e disse trabalhar para aprovar um projeto na ALMG que trará mais recursos para a pesquisa agropecuária em Minas Gerais. “Em um Brasil que vai pra frente a pesquisa agropecuária precisa estar no radar dos investimentos públicos. É para isso que eu luto”, destacou.

Durante a solenidade de abertura da Expocafé 2022, foram entregues os títulos de certificação do programa Certifica Minas Café a quatros produtores da região. O Certifica Minas Café é o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental. Por meio do programa, os cafeicultores são orientados na adequação das propriedades às boas práticas de produção em todas as fases da atividade, atendendo normas reconhecidas internacionalmente. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação, caso os requisitos exigidos tenham sido cumpridos.

De adesão voluntária e gratuito para os agricultores familiares, o programa tem o objetivo de assegurar a produção dentro de critérios de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, além de trabalhar melhorias na produtividade e na qualidade do grão. Atualmente, o estado de Minas conta com 674 propriedades cafeeiras certificadas.

O prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves, ressaltou a retomada do evento presencial. “São 25 anos de história da cafeicultura contados pela Expocafé. Em nossa região, o evento tem uma tradição devido à inovação, pesquisa e o trabalho diferenciado iniciado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e que tem tido continuidade com a Epamig e a contribuição de todos os parceiros. É uma alegria muito grande voltar a ver pessoas, somado à possibilidade de alcançar um público muito maior por meio das transmissões virtuais do evento”, concluiu.

Também estiveram na mesa de abertura da Expocafé 2022 o deputado federal Emidinho Madeira; o chefe adjunto da Embrapa Café, Carlos Henrique Carvalho; o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia; o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Antônio Carlos de Moraes; o vice presidente do Sistema Faemg, Ornelas Rodrigues Borba; o professor da Ufla, Nilson Salvador; e o vereador e presidente da Câmara de Três Pontas, Maicon Douglas Vitor.

As informações são da Redação e Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures